O programa Atitude recebeu, neste sábado (26), o cantor Jairinho do Pagode (@jairinhoofcl). O artista representa o pagode romântico em Salvador e, ao vir até os estúdios da Bahia FM, ele não só participou da atração apresentada por Peu Martins e que agita os seus sábados, como também trocou uma ideia com o Mundo Bahia FM!
Conheça melhor Jairinho do Pagode:
Leia também:
A música está presente na vida de Jairinho desde muito cedo, graças à influência familiar. "Vem desde o período de infância com uma referência muito perto. Minha mãe e minha avó cantavam. Minha avó cantava, minha mãe ainda canta. Então, desde pequeno que eu tive essa relação com a música. Comecei desde cedo cantando na igreja, nos corais, mas tive já desde cedo também esse contato com o pagode romântico e com o samba, desde cedo escuto muito", começou.
Com as redes sociais em alta e muitos covers no ar, Jairinho surfou na onda e teve um retorno positivo: "Depois, passado um tempo, eu comecei no Facebook, compartilhava algumas músicas cantando, fazendo covers e, alguns desses covers que eu fiz, alguns artistas grandes acabaram repostando. Eu acabei tendo visibilidade de um público até mesmo não daqui de Salvador".
Inclusive, com um dos covers, o artista já foi notado por Thiaguinho, que é uma das referências dele.
Uma dúvida que não quer calar, ainda mais na Bahia, onde vários tipos de pagode dominam os fones de ouvido e os paredões, é: qual a diferença entre o pagode e o pagode romântico?
"Eu costumo dizer que o pagode romântico tem a sua peculiaridade, que é a forma também com que você canta, a interpretação. Pra falar de amor, não dá para falar de qualquer maneira, né? Tem que falar de falar de uma forma especial", explicou Jairinho que se identifica com gênero.
Além de Thiaguinho, outros artistas que o inspiram são Ferrugem, Péricles, Bruno Cardoso do Sorriso Maroto e Mumuzinho.
Outro fator marcante da trajetória de Jairinho é o Pagodeô, um projeto pensado por ele e que a capital baiana recebe bem. "Eu posso dizer que é a minha pedrinha preciosa", começou o pagodeiro.
"Quando eu comecei a perceber que o público que eu tava já arrastando para os eventos, para os lugares que tava me apresentando e tava sempre me acompanhando, eu fui imaginando que eu já estava construindo ali um público. E é isso, veio a ideia de fazer o evento", disse.
"A gente fez uma primeira edição, essa é a primeira edição já deu mais de 400 pessoas, então a gente foi percebendo o sucesso na primeira edição", finalizou Jairinho.
O programa Atitude é apresentado na 88.7 e no canal do YouTube da Bahia FM, todos os sábados, às 18h. Assista o desta semana com Jairinho do Pagode: