Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > atitude
Whatsapp Whatsapp
Atitude

Unidas como girassóis; conheça o grupo Gira D'elas

Gira D'Elas é o primeiro grupo de samba junino feminino e se apresenta no Atituda da Bahia FM deste sábado (14)

Mariana Barreto • 15/06/2024 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quando o sol está fraco, as flores de girassol viram umas para as outras para se "energizarem". Seguindo esse princípio, um grupo de mulheres de Salvador forma o primeiro projeto de samba junino feminino, a Gira D'Elas, nome inspirado no girassol. Elas são a atração do Atitude deste sábado (14), as 18h.

Cláudia Rosa, idealizadora do projeto, explica que desde os anos 70, início do samba junino, não existe um grupo de mulheres parte desse gênero.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

"O samba junina é patrimônio imaterial de Salvador, só existe aqui desde 2018, mas o samba junino existe desde a década de 70, pense aí, que só agora tem um grupo formado produzido composto 90% de mulheres, agora nós estamos mostrando que não queremos mais tocar no fundo do palco, que não queriamos mais só fazer comida e ornamentar festa, nós queremos tocar, cantar, produzir, compor."


				
					Unidas como girassóis; conheça o grupo Gira D'elas
Unidas como girassóis; conheça o grupo Gira D'elas. Foto: Mundo Bahia FM

O grupo de samba é formado por 12 pessoas, entre mulheres e homens LGBTQIAPN+. A idealizadora contou que conversou com amigas que já tocavam com ela é outros entraram no grupo por conhecerem outras pessoas da banda.

Veja também:

Gira D'Elas vai além do samba


				
					Unidas como girassóis; conheça o grupo Gira D'elas
Unidas como girassóis; conheça o grupo Gira D'elas. Foto: Mundo Bahia FM

Além do samba, o projeto tem um grupo de WhatsApp com mais de 60 mulheres que se apoiam no dia a dia, contando também com mulheres do Rio de Janeiro e São Paulo.

"Nós temos também um grupo de WhatsApp com mulheres que são o nosso apoio, então na realidade não é só uma banda de samba junino é realmente um grupo, nós estamos sempre fortalecendo umas às outras."

Cláudia se emociona em ver a evolução do grupo no período de um ano, desde o surgimento da Gira D'Elas, em 2023.

"Nosso primeiro encontro foi em março de 2023 e de lá para cá, eu fico muito emocionada porque é como eu disse era um sonho meu e todas as outras abraçaram, como não ficar feliz?", concluiu Cláudia.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ATITUDE :

Ver mais em Atitude