Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm
Whatsapp Whatsapp
Fuzuê junino

De cima do touro, Cangaia de Jegue anima Fuzuê Junino

'É o grito que São João chegou' afirmou o cantor da banda Cangaia de Jegue sobre nova música 'Vem São João'

Mariana Barreto • 14/06/2024 às 19:49 • Atualizada em 14/06/2024 às 22:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O último dia do Fuzuê Junino foi dominado pela energia contagiante de Junior Bomfim, cantor da banda Cangaia de Jegue. O programa da Bahia FM 88,7 foi transmitido ao vivo do Salvador Norte Shopping, nesta sexta-feira (14).


				
					De cima do touro, Cangaia de Jegue anima Fuzuê Junino
De cima do touro Cangaia de Jegue anima Fuzuê Junino. Foto: Mariana Barreto/Mundo GFM

Com o astral no alto, Junior dançou com o público, cantou sucessos da banda e fechou o dia no touro mecânico, instalado no espaço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

A banda é conhecida por hits que marcam presença em festas de São João como "Jeito Carinhoso", "Bolo Doido" e "Ai se eu te pego", música que também foi lançada por Michel Teló.

Durante o programa, o artista aproveitou para cantar a "Vem São João", composta pelo Júnior Bomfim.

"Eu escrevi ela há um tempo e não gravei, mas esse ano eu pensei a gente tá precisando, o clima é esse, as pessoas querem o São João."

Segundo ele, a música coloca a época junina como se fosse uma pessoa trazendo todos os elementos e animação do tradicional festejo.

"A música é o personagem, o grito de alegria que São João chegou. Ele é o personagem São João que chega e fala 'É São João meu povo vamos curtir' é dá início a festa", completou o cantor.


				
					De cima do touro, Cangaia de Jegue anima Fuzuê Junino
De cima do touro Cangaia de Jegue anima Fuzuê Junino. Foto: Mariana Barreto/Mundo GFM

Cangaia de Jegue nasceu em república

Quando Junior ainda estava no início da faculdade de educação física em Jequié, no sul da Bahia, ele e os amigos queriam fazer uma festa universitária, então tiveram a ideia de montar uma banda para se apresentar na festa, porque "geralmente não tinham bandas em festas, era só com som mesmo", e então Cangaia de Jegue nasceu.

"Eu gostava muito de dançar forró e tocar, mas tocava brincando o triângulo e a zabumba. Eu e um colega meu, de república, iamos fazer uma festa e pensamos em falar que ia ter uma banda que o pessoal vai aparecer. A gente fez isso, deu certo, o pessoal adorou e começaram a pedir outras festas com a banda", contou.

Ideia do nome

A banda atrai a leveza da risada já no nome: Cangaia de Jegue, "é jocoso, engraçado e remete muito ao nordeste", disse Junior.

O cantor explicou como foi que surgiu a ideia do nome. Ele morava em uma república com sete homens e, em meio a bagunça e brincadeira, se apelidavam de "jegue".


				
					De cima do touro, Cangaia de Jegue anima Fuzuê Junino
De cima do touro Cangaia de Jegue anima Fuzuê Junino. Foto: Mariana Barreto/Mundo GFM

"A gente fazia campeonato de videogame e quando alguém perdia gritavamos 'oh seu jegue', brincavamos tanto assim que foi parar no ambiente Universitário, aí as pessoas falavam 'a festa é aonde? Lá na República dos jegues', então pegou o apelido a gente botou."

O cantou ressaltou ainda o significado do animal, "jegue é um animal guerreiro que aguenta firme um peso que a gente não imagina que ele aguente".

O cantor, que envolve todos na dança ao longo das apresentações, se emociona ao falar o orgulho que tem de fazer parte do grupo de amigos.

"Eu tenho muito orgulho da história da Cangaia, porque sempre foi uma brincadeira, por mais sério que seja o um trabalho, que emprega pessoas e sustenta famílias, sempre foi levado no sonho, a gente sempre se abraçava e se apoiava."

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO BAHIA FM :

Ver mais em Mundo Bahia FM