Quem já teve celular roubado, sabe muito bem que além do prejuízo no valor do aparelho, há também o medo de que dados pessoas sejam invadidos. Para amenizar transtorno, um aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) facilita a recuperação desses aparelhos.
A ferramenta utiliza um banco de dados, em que são cadastrados os IMEI de celulares furtados, roubados ou perdidos. Segundo a major Érica Patricia Silva, comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, a ferramenta ajuda na identificação dos aparelhos.
Leia também:
"No sistema "Alerta Celular" nós já temos cerca de 30 mil aparelhos telefônicos cadastrados e que possibilita as pessoas a restituição dos aparelhos em caso de furto ou roubo", diz.
A major explica que para realizar o cadastro é preciso apenas descobrir o número do IMEI, discando *#06#.
"Em seguida se direciona ao site do "Alerta Celular", vai fazer o login e a senha e aconteceu o furto ou roubo ou a perda, basta acessar o site e acionar o botão de alerta. Se esse aparelho for encontrado durante as abordagens policiais, eles são direcionadas à delegacia e pessoa recebe um e-mail informando que o seu aparelho foi recuperado", esclarece.
Segundo a major, a consulta ao IMEI do celular é um procedimento realizado durante as abordagens da Polícia Militar, para identificar possíveis aparelhos que tenham sido furtados, roubados ou até mesmo perdidos.
"Temos utilizado esses procedimentos durante as abordagens. Então, a Polícia Militar solicita o IMEI do aparelho e fazemos a consulta no nosso sistema. Ao fazer a consulta, aparece a seguinte mensagem: "Nada consta do seguinte aparelho cadastrado no portal "Alerta Celular". Se esse produto for furtado, aparece de imediato se aparelho está com cadastro de perda, furto ou roubo", explica.
Além de acionar o "Alerta Celular", a vítima também deve registrar o boletim de ocorrência na delegacia digital para os casos de crime, sem violência física. Também podem ser realizados em qualquer unidade da Polícia Civil.
Mais detalhes sobre a ferramenta está disponível no site do "Alerta Celular".
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também: