Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Saúde

Bahia faz alerta sobre falta de vacinas da poliomielite e tríplice

Desabastecimento ocorre por causa da falta de insumos para produção dos imunizantes

Da Redação • 17/05/2023 às 17:00 • Atualizada em 17/05/2023 às 19:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bahia faz alerta sobre falta de vacinas da poliomielite e tríplice
Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia emitiu um alerta sobre o iminente risco de desabastecimento das doses das vacinas tríplice viral e contra a poliomielite. A falta do imunizante pode acontecer por causa da escassez de insumos para produção, como explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças.

"O Ministério da Saúde nos informou que por dificuldades em processo de produção da vacina contra a poliomielite, a previsão é que até a próxima semana essas doses estejam liberadas para os estados e por sua vez liberamos as doses aí pra os municípios, mas já estamos sim com o abastecimento irregular há alguns meses. Impactando, claro, nas ações aí nos 417 municípios baianos. Em relação a tríplice viral, também foi necessário o ministério realizar a importação de doses, por conta de dificuldade de produção nacional", disse ela.

Leia mais:

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador informou na última terça (16), que 37 unidades de saúde vão realizar, exclusivamente e em caráter temporário, a aplicação dessas vacinas como forma de concentrar a distribuição e otimizar o uso dos imunizantes. A estratégia é para evitar o desperdício das doses, como enfatizou a coordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos.

"Foi uma iniciativa nossa diante de não haver uma previsão de novas remessas de vacina, e de estabelecer unidades de referência, porque quando a gente concentra as pessoas, nessas unidades temos a oportunidade para utilizar todo o conteúdo do frasco da vacina, diminuindo assim o risco de perda", explicou

Confira abaixo a lista completa das unidades de saúde que disponibilizam as vacinas tríplice viral e contra poliomielite:

USF Curralinho; USF Pituaçu; USF Cajazeiras IV; USF Yolanda Pires;UBS Nelson Piauí Dourado; UBS Pires Da Veiga; USF Vale Do Cambonas; UBS Cecy Andrade; UBS José Mariane; UBS Orlando Imbassahy; UBS São Cristóvão; UBS Frei Benjamin; UBS Marechal Rondon; UBS Péricles Laranjeira; UBS Clementino Fraga; USF Lealdina Barros; Multicentro Adriano Pondé; USF Santa Luzia; Ubs Mário Andréa; UBS Cosme De Farias; USF Gambo; UBS Barbalho; UBS Ramiro De Azevedo; UBS José Maria Conceição Santiago Imbassahy; Multicentro Liberdade; USF Plataforma; USF Teotônio Vilela II; USF Ilha Amarela; UBS Periperi; UBS Sérgio Arouca; UBS Ministro Alkimin; USF Joanes Leste; USF Mata Escura; UBS Rodrigo Argolo; UBS Engomadeira; USF Calabetão; UBS Edson Teixeira.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia