Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Acidentes

Bahia tem aumento em interrupções de energia por colisões em postes

Foram 1.517 acidentes de carro envolvendo estruturas da Coelba no primeiro semestre de 2023

Vinícius Cunha • 21/07/2023 às 20:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bahia tem aumento em interrupções de energia por colisões em postes
Acidente ocorrido na Suburbana, em agosto do ano passado. Foto: Rildo de Jesus/TV Bahia

A Bahia teve 1.517 interrupções de energia causadas por colisões de veículos em postes durante os primeiros 6 meses deste ano. Os dados são da Neoenergia Coelba, que registrou um aumento de 1% neste tipo de ocorrência em relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram pelo menos 355 mil consumidores afetados.

Gean Carlos Andrade, supervisor de manutenções da Coelba, falou sobre os prejuízos que os acidentes causam e quem assume a responsabilidade destas situações. "Equipes nossas que poderiam estar atuando em melhorias do sistema, poderiam estar atuando em obras, são deslocadas de maneira emergencial", relatou.

Leia mais:

Ele também citou os riscos de segurança trazidos pelas ocorrências. "Podem originar ocorrências de trânsito de gravidade elevada (...) e isso acaba sendo um fator de risco que pode, além do próprio condutor do veículo, também impactar a vida de outras que estejam nas proximidades e também podem ser vitimadas".

Sobre quem assume a responsabilidade pelos prejuízos, Gean destaca que o condutor que causou o acidente deve arcar com os custos: "A responsabilização é do causador, desde que ele seja identificado pelo agente de trânsito".

Gean também descreveu as providências que estão sendo tomadas pela Coelba para reduzir as ocorrências. "Além da implantação de tecnologias, nós temos também a instalação de estruturas que visam proteger o nosso ativo e diminuir a gravidade de impacto, como a instalação de 'guardrails' (...) e, em estruturas maiores, de conjuntos de concreto preenchidos por borracha", apontou.

Apesar do aumento no número de ocorrências, o tempo médio de espera pelo restabelecimento do serviço diminuiu 21% no primeiro semestre de 2023. No mesmo período de 2022, os clientes da coelba aguardavam em média 2 horas e 16 minutos para voltar a contar com o fornecimento de energia elétrica, enquanto neste ano a espera caiu para 1 hora e 46 minutos.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia