A Bahia já acumula 10 mortes causadas pela dengue este ano. No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) constam nove óbitos, mas no último final de semana a cidade de Feira de Santana, no interior do estado, divulgou mais uma morte de um adolescente de 13 anos.
Só no munícipio do interior do estado, aconteceram quatro mortes, sendo que três delas foram divulgadas nos últimos 30 dias pela Secretaria de Saúde do Município. O médico infectologista Adriano Oliveira, alerta para os principais sintomas da dengue e o risco de agravamento da doença.
Leia também:
“Os sintomas basicamente são muito parecidos com doenças virais como um todo. Ela dá muitas dores pelo corpo, febre, uma certa sensação de mal-estar e de fraqueza. Porém ela costuma fazer isso numa intensidade muito maior do que um simples resfriado. As dores em geral são muito intensas. Em alguns lugares do planeta ela é chamada de febre quebra ossos, porque realmente a dor costuma ser bastante pronunciada.
De acordo com o infectologista, existem comorbidades que podem agravar os casos de dengue, principalmente para pessoas que usam medicações que alteram a coagulação sanguínea. Em geral, esses casos ocorrem com a população idosa.
É uma doença que dura uma semana. Ela em geral costuma se agravar a partir do quarto ou quinto dia de adoecimento. Então é muito importante ficar atento para sintomas como pressão baixa, tontura com escurecimento das vistas, dor abdominal de difícil controle, principalmente associada com náuseas e vômitos e sangramentos persistentes”, explica o médico.
A Bahia começou a aplicação da vacina contra a dengue na rede privada neste mês. O imunizante está custando em média R$454, de acordo com uma pesquisa feita pela Bahia FM em três laboratórios de Salvador.
Sobre a chegada da vacina na rede pública, o Ministério da Saúde explicou que produto deve ser avaliado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, que analisa a incorporação de novas tecnologias ao SUS avaliando aspectos como eficácia, efetividade, segurança e impacto econômico da nova tecnologia com base nas melhores evidências científicas disponíveis.