Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Alerta

Casos de dengue têm alta na Bahia no primeiro trimestre de 2023

Além da dengue, outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti tiveram aumento de registros

Da Redação • 22/03/2023 às 18:49 • Atualizada em 23/03/2023 às 14:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Casos de dengue têm alta na Bahia no primeiro trimestre de 2023

Nos três primeiros meses deste ano, a Bahia registrou um aumento de cerca de 40% nos casos de dengue, 77% nos casos de zika e 36% nos casos de chikungunya, na comparação com o mesmo período no ano de 2022, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado. Já em Salvador, foi registrado um aumento de cerca de mil casos prováveis de dengue, na comparação com o ano passado.

Todas estas doenças são consideradas arboviroses, ou seja, enfermidades transmitidas por insetos e aracnídeos através da picada. Nesse caso, o vetor é o mosquito Aedes Aegypti, que tem como principal característica as listras brancas pelo corpo. Combater o mosquito é essencial para conter a transmissão das doenças.

Leia mais:


				
					Casos de dengue têm alta na Bahia no primeiro trimestre de 2023
Jefferson Peixoto/SECOM

O Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ) realiza a inspeção de diversos espaços públicos e privados, como colônias de pescadores, estações do metrô, espaços de matrizes africanas, praças, terminais rodoviários, estações de transbordo, zonas eleitorais e cemitérios. Mas para tornar ainda mais eficaz a prevenção contra a contaminação pelo Aedes Aegypti, a população também deve fazer sua parte. A subcoordenadora de arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães, conta como as pessoas podem evitar a proliferação do mosquito.

"A gente orienta que o morador realize ao menos uma vez por semana uma inspeção dentro do seu imóvel. Observamos, de acordo com os dados recolhidos pelos agentes de endemia, que 80% dos focos são encontrados dentro dos imóveis. Então solicitamos que o morador verifique se a caixa d'água está bem vedada, se os pratinhos de planta estão acumulando água, o ideal é colocar terra neles. Além disso, é preciso fazer a devida higienização do bebedouro de animais; as calhas, que costumam acumular água; piscinas e qualquer tipo de recipiente que esteja exposto tanto ao sol quanto à chuva", explica

Assim como a influenza, a dengue é uma doença viral, e pode apresentar sintomas parecidos com os de uma gripe comum. O médico infectologista Robson Reis explica como identificar os principais sinais que a arbovirose apresenta.

"A característica principal da dengue é uma febre alta, geralmente acima de 38,5°C, associada a uma dor no corpo intensa. Por isso a dengue também é conhecida como febre quebra ossos. Outra característica da dengue é a dor de cabeça e geralmente uma dor atrás dos olhos. Vale lembrar que na dengue, muitos dos pacientes podem evoluir de uma forma mais simples, sem complicações, mas também esse paciente pode evoluir para formas graves da doença, onde ele pode apresentar hepatite, complicações cardíacas, neurológicas e até mesmo ir a óbito."

A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, realiza o acompanhamento, monitoramento e a avaliação da ocorrência de casos suspeitos no estado, com ou sem confirmação. Essa observação é feita por meio do sistema de informação oficial (SINAN), e dos dados de controle vetorial, através do sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia