Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
FALA BAHIA

Censo 2022: saiba como identificar agentes e evitar golpes

Na Bahia, cerca de 12 mil recenseadores vão atuar para registrar os dados dos moradores

Redação iBahia • 29/07/2022 às 23:28 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Censo 2022: saiba como identificar agentes e evitar golpes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa na segunda-feira (1°), a coletar os dados para o Censo 2022. O estudo é realizado a cada década para o levantamento de informações sobre a população do país e a condição de vida dessas pessoas.

Na Bahia, cerca de 12 mil recenseadores vão atuar para registrar os dados dos moradores. Com isso, a população precisa ficar atenta para saber como identificar um agente do Instituto e como evitar qualquer tipo de golpe por falsos funcionários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

O coordenador de operações do Censo na Bahia, Francisco Brito, explica que alguns detalhes podem ser observados na hora da pesquisa.

"Nossas equipes de campo, ou seja, os recenseadores, vão estar uniformizados, usando o colete, identificando que é o do Censo e o boné. Vão estar com o equipamento de coleta, que tenha uma capa azul, também tem identificação do IBGE e, principalmente, eles vão ter o crachá. O crachá, além de fazer a identificação do nome do documento, ele tem um QRCode, que vai cair justamente em uma página que é o respondendoibge.gov.br, onde vai ser verificado a identidade daquele recenseador, e vai confirmar se ele é um preposto do IBGE ou não", diz o coordenador.

Além do alerto, Francisco Brito destaca, ainda, que é de fundamental importância que a população colabore com a coleta de dados do Censo, que vai contribuir para a criação de políticas públicas do país.

"Além da caracterização das pessoas, dos homicídios, de religião, deficiência, fecundidades, uma quantidade grande informações, ela traça o que seria um perfil do Brasil. A metáfora que a gente usa é 'um retrato do Brasil, o qual vai subsidiar a formulação de políticas públicas para os próximos 10 anos", afirma.

Este ano, os recenseadores vão contar com uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar. O centro de apoio ao Censo vai ficar disponível de domingo a domingo, das 8h às 21h30, por meio do número 0800 721 8181.

Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia