Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Mudanças

Cerca de 86 mil beneficiários têm pagamento do Bolsa Família bloqueado na Bahia

Bloqueio ocorreu para quem não atende às condições que dão direito ao programa de assistência social

Da Redação • 14/04/2023 às 14:21 • Atualizada em 16/04/2023 às 21:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Cerca de 86 mil beneficiários têm pagamento do Bolsa Família bloqueado na Bahia
Divulgação

O governo federal bloqueou o pagamento do Bolsa Família para cerca de 86 mil beneficiários baianos. O aumento elevado no número de inscritos no cadastro unipessoal, que foi registrado de agosto a dezembro de 2022, levantou suspeita de fraude no programa. Por isso, o Ministério do Desenvolvimento Social decidiu bloquear o depósito do Bolsa Família para esse público. A coordenadora do Cadastro Único em Salvador, Neyla Menezes, traz detalhes sobre a situação.

"Essas famílias elas tão em processo de tratamento de consistência cadastral através do Governo Federal, é um processo novo criado do ano passado para cá e visa exatamente está tratando essas pendências, identificando essas famílias e também atualizando, fazendo esse chamamento para que ela compareça aos postos, as unidades 28 postos que nós temos distribuídas em Salvador para que com isso ela possa ter a situação dela regularizada", explicou.

Leia mais:

Para saber se o benefício foi bloqueado e o motivo, as famílias devem procurar informações através do telefone 121 e também do aplicativo Caixa Tem, ou do aplicativo do Bolsa Família.

O Ministério do Desenvolvimento Social alerta que o beneficiário que vive em família, mas se inscreveu por engano no cadastro unipessoal deve primeiro cancelar a inscrição no aplicativo do Bolsa Família e só depois agendar, também pelo aplicativo, uma data para fazer um novo cadastro com as informações corretas no posto de atendimento.

A família deve procurar o site hora marcada ou o aplicativo Fala Cidadão e com isso realizar o agendamento e também um atendimento para o cadastramento e regularização da situação. A orientação é que o beneficiário compareça com os documentos pessoais com foto, comprovante de residência e no caso de família que tem crianças e adolescentes, também é preciso o atestado escolar para o cumprimento das condicionalidades do programa.

Segundo o ministério, o governo vai ampliar a revisão no cadastro único do programa em busca de outras possíveis fraudes para garantir o pagamento do Bolsa Família a quem realmente precisa.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia