Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Cultura em alerta

Com TCA fechado, produtores pedem mais espaços para eventos

Setor ainda espera regulamentação de lei que estabelece obrigatoriedade de teatros em shoppings

Juliana Rodrigues • 30/05/2023 às 10:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Com TCA fechado, produtores pedem mais espaços para eventos

Em meio ao impasse sobre a reforma do Teatro Castro Alves, fechado desde janeiro após ter parte da estrutura afetada por um incêndio, os produtores culturais de Salvador reclamam da falta de espaços para realização de eventos. Um levantamento da Associação Baiana dos Produtores e Eventos (ABAPE) aponta que a capital tem 13 palcos em funcionamento. Nenhum deles, no entanto, tem estrutura comparável à do TCA, que comporta 1.550 pessoas.

A produtora cultural Marlucia Sie explica que o setor continua trabalhando mesmo nos palcos menores, mas a quantidade disponível não atende à necessidade. Além disso, a falta de espaços vem dificultando a vinda de artistas de fora para Salvador.

Leia mais:

"De vários shows e eventos que seriam no TCA, a maioria foi cancelada. Os meus mesmo, que eu tinha, eu desmarquei e não refiz. Isso hoje é o maior problema que temos, a falta de espaços. Esse ano, nenhum grande espetáculo nacional que está em turnê veio a Salvador e nenhum vem no segundo semestre, porque não tem teatro", disse.

Na avaliação do presidente da Abape, Moacyr Villas Boas, o município deve colaborar para aliviar o peso sobre o setor. Uma das possibilidades, segundo ele, é a abertura de um teatro municipal. Outro ponto que pode ajudar é a regulamentação de uma lei de 2010 que estabelece que os shoppings da capital devem passar a ter teatros. O tema será debatido em uma audiência pública na Câmara de Vereadores ainda nesta semana.

"Essa lei só vai valer para novos shoppings ou para os shoppings atuais quando sofrerem ampliações. A lei não obriga, necessariamente, os shoppings já construídos, a terem teatros internamente. Mas pelo menos a gente fica na esperança de que os novos shoppings passem a ter teatros. Tivemos recentemente uma reunião com o secretário Pedro Tourinho e estamos insistindo muito para que tenhamos um teatro municipal. É vergonhoso a gente ter apenas um grande teatro na cidade, que é o Teatro Castro Alves", observou.

Questionada sobre o assunto, a Fundação Gregório de Mattos, órgão da Prefeitura de Salvador, afirmou que disponibiliza para o setor espaços culturais localizados em diversos pontos da cidade, por meio do projeto Boca de Brasa, que busca descentralizar a cultura na cidade. Sobre a regulamentação da lei dos teatros nos shoppings, a FGM informou que vai se manifestar em breve com informações mais detalhadas. Em relação à demanda do teatro municipal, o órgão não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Sobre o fechamento do Teatro Castro Alves, a Secretaria de Cultura do estado informou que a sala principal do espaço vai passar por um processo de reforma e requalificação acústica, normativa, técnica e tecnológica. "Nos últimos dias, foi criado um grupo de trabalho pelo governador Jerônimo Rodrigues, que está se reunindo regularmente para tratar dessa reforma, que é uma prioridade do nosso governo. Nos próximos dias será divulgado um cronograma com todo processo de reforma. Além disso, a SECULT vai desenvolver um projeto de itinerância do TCA, com os corpos artístico e técnico do teatro", diz o texto.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia