Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Violência

Corpo de garoto de 10 anos baleado em Portão é enterrado

Secretário da Segurança Pública afirmou que lamenta o ocorrido e prometeu rigor nas investigações

Vinícius Cunha • 24/07/2023 às 21:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Corpo de garoto de 10 anos baleado em Portão é enterrado
Foto: Müller Nunes / TV Bahia

Foi enterrado na tarde desta segunda-feira (24) o corpo do garoto Gabriel Silva da Conceição Júnior, de 10 anos. Ele morreu após ser atingido no rosto durante uma ação policial, enquanto brincava na porta de casa, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

O caso é investigado pelo Departamento de Polícia Metropolitana, e testemunhas, incluindo a mãe dele, afirmam que policiais militares chegaram na localidade atirando.

Leia mais:

Em entrevista concedida ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia, o secretário da Segurança Pública Marcelo Werner lamentou a morte do garoto. "Inicialmente a gente tem que se solidarizar com a família, uma mãe, uma pai em luto... Realmente é uma perda inestimável qualquer criança, qualquer vida que é tirada, qualquer ato de violência, eu como secretário não só me solidarizo mas sinto efetivamente em razão disso", afirmou.

O secretário falou sobre a atuação das forças de segurança e corregedorias no caso, e prometeu que as investigações serão rigorosas. "A gente tem que apurar, e apurar rápido para dar uma resposta, seja com a polícia civil, a polícia técnica, criminalística, mas também com a própria corregedoria das polícias e a corregedoria geral das polícias. E assim a gente vem fazendo", declarou.

Werner foi questionado sobre a implantação das câmeras de segurança nos uniformes dos policiais, promessa do governador Jerônimo Rodrigues que até então não foi cumprida.

"A gente está fazendo a aquisição, está no meio da licitação. (...) É uma licitação complexa, tivemos uma primeira empresa habilitada que foi desclassificada por falta de documentação, houve o chamamento da segunda empresa e estamos analisando a documentação (...) e a expectativa nossa é que até o final desse ano consigamos instalar essas câmeras".

Dudu Ribeiro, coordenador da Iniciativa Negra por Uma Nova Política de Drogas, parceira do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, faz um levantamento dos tiroteios que foram registrados pela organização neste ano e no ano passado.

"Nesse semestre, tivemos 30 vítimas de bala perdida, um aumento de 43% em relação ao ano anterior (...) em média 35% dos tiroteios que nós temos nas cidades (Salvador e Região Metropolitana) são motivadas por operação policial. Isso tem atingido majoritariamente pessoas jovens e negras", alertou Dudu.

O Instituto Fogo Cruzado registrou que nove crianças já foram baleadas em Salvador neste ano de 2023. Uma delas morreu.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia