Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Fala Bahia na Sua Comunidade

Cosme de Farias: bairro que leva o nome de um Major

Moradores relembram detalhes da história e da evolução do bairro

Elson Barbosa • 18/05/2023 às 19:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Cosme de Farias: bairro que leva o nome de um Major
Foto: Elson Barbosa / iBahia

O bairro de Cosme Farias é dividido em sete comunidades que, segundo os moradores, se completam. A região é cercada pelos bairros de Brotas, Bonocô e Vila Laura, e, de acordo com o último Censo do IBGE, de 2010, contava com aproximadamente 39 mil habitantes.

Entre eles, está o morador Willington Santana, de 42 anos, que nasceu e vive até hoje em Cosme de Farias. Ele lembra que antigamente o local era chamado de ‘Quinta das Beatas’.

Leia mais:

A região onde hoje fica localizado o bairro era uma fazenda. Com a chegada do Major Cosme de Farias, devido a tantas ajudas comunitárias que ele fez na região, incluindo atendimentos advocatícios, o bairro acabou mudando de nome em sua homenagem”.

Santana ressalta também o processo de evolução do bairro ao longo dos anos: “Cosme de Farias tem evoluído muito. Quando chegamos aqui as casas ainda eram de taipas, as ruas sem asfaltos, e hoje a gente consegue ver um bairro com o comércio forte, várias casas... E essa evolução é bastante visível”.

Willington Santana utilizou a paixão pelo bairro para criar o Centro Comunitário Unidos Pelo Social, que, como o nome já diz, realiza ações sociais, educativas e culturais em Cosme de Farias. Mensalmente, o projeto atende cerca de 400 pessoas do bairro.


				
					Cosme de Farias: bairro que leva o nome de um Major
Centro Comunitário Unidos Pelo Social. Foto: Elson Barbosa / iBahia

Há mais de 15 anos que a gente vem fazendo um trabalho social na comunidade, por entender que as pessoas mais carentes necessitavam desse acolhimento. Atualmente, nós temos várias ações, como: atendimentos médicos, psicológicos; além de aulas de boxe, capoeira, ballet; cursos de cuidadoras de idosos, maquiagem, entre outras coisas”.

Apesar da tentativa de alguns moradores de minimizar os problemas do bairro, ainda há questões diárias que afetam a rotina da comunidade. Senhor Esmeraldo Batista Rocha, de 65 anos, mora na parte alta de Cosme de Farias, e destaca alguns problemas do local.

Tem um posto de saúde no final de linha de Cosme de Farias e outro na Baixa do Tubo, porém colocam a vacinação de pessoas idosas e com deficiência apenas na Baixa do Tubo. Não tem condições”, disse ele ao relatar a dificuldade em participar dos esquemas de vacinação.


				
					Cosme de Farias: bairro que leva o nome de um Major
Morador de Cosme de Farias. Foto: Elson Barbosa / iBahia

Além disso, Esmeraldo Batista falou sobre a falta de organização no trânsito da Rua Wenceslau Galo. De acordo com o morador, o excesso de carro nos dois lados da via impede a coleta de lixo no local.

Sobre o assunto, a Transalvador informou que uma equipe do órgão será encaminhada ao local para coibir a situação de estacionamento irregular, bem como verificar a possibilidade de reordenar o trânsito.

Já acerca da questão da área da saúde, a pasta responsável pelo setor em Salvador afirmou que a partir da próxima segunda-feira (22) a UBS de Cosme de Farias será contemplada para a vacinação.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia