Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Origens

Entenda a importância dos povos indígenas para o Brasil

Data busca lembrar a contribuição histórica e cultural dos povos originários para o Brasil

Bruna Costa • 18/04/2023 às 20:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Entenda a importância dos povos indígenas para o Brasil
Foto: Reprodução

O Dia Nacional do Indígena é comemorado nesta quarta-feira (19). A data busca lembrar da importância e contribuição histórica e cultural dos povos originários para o Brasil. A superintendente de políticas para os povos indígenas da Bahia, Patrícia Pataxó, destaca a relevância de se falar sobre os indígenas.

"É um momento, de homenagem, mas sobretudo de muita reflexão e de reconhecimento das nossas tradições, as contribuições culturais dos povos indígenas, e de promover também a conscientização, e a nossa inclusão na sociedade, além de ser um momento de reafirmar as garantias constitucionais e celebrar também a diversidade cultural dos povos indígenas", explica.

Leia mais:

A superintendente também explicou quais são as principais lutas dos povos originários. "Constitui as principais garantias dos seus direitos correlatos à vida, à saúde, à educação, ao trabalho, à cultura, ao meio ambiente, direitos fundamentais de todo cidadão, mas que para os povos indígenas são garantias de sua sobrevivência física e cultural. Também, ainda, deve-se ter muita atenção a algo que historicamente os povos indígenas lutam que é a demarcação dos territórios, e justamente esse é o ponto de atenção maior, porque quando acontece a não demarcação e esse processo se arrasta por anos, acaba gerando um conflito, e os nossos povos indígenas é que sofrem com isso", pontua.

Com a segunda maior população indígena do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia tem o registro de mais de 160 etnias de povos originários, além de 64 línguas indígenas faladas no nosso território.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia