Até o dia 29 de julho, os passageiros que transitam pelas estações do metrô Mussurunga, Rodoviária e Pirajá podem receber uma capacitação de voluntariado para a fase 1 dos estudos clínicos da vacina brasileira contra Covid-19, desenvolvida pelo Senai Cimatec.
A doutora Bruna Machado, que é farmacêutica, bioquímica e líder técnica do projeto, explica que a pesquisa busca avaliar a resposta imunológica da vacina.
Leia também:
"A gente tem o objetivo principal para essa vacina, que é avaliar, nessa fase, a segurança dessa vacina, se ela faz efeito adverso ou não e qual esse adverso. Os nossos resultados preliminares tem demonstrado a segurança desse vacina e bem como a gente avalia, nesses voluntário, a resposta imunológica deles. Quais os anticorpos foram gerados, qual o perfil dos anticorpos, qual a classe dos anticorpos. Tudo isso a gente avalia durante esse período", explicou.
Durante a ação, os profissionais vão informar os clientes do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas sobre o estudo clínico e realizar o cadastramento dos interessados.
A doutora Bruna Machado destaca que há um público específico que pode participar dessa fase do estudo.
"Em parceria com o Hospital da Bahia, nós estamos chamando voluntário para participar desse projeto, dessa pesquisa clínica. Atualmente a gente já vacinou 43 pessoas e o perfil de voluntários que a gente procura são indivíduos saudáveis, na faixa etária de 18 a 55 anos, e que não foram previamente imunizados com nenhuma vacina para Covid-19 ou que foram imunizados com duas doses de Coronavac", conta.
Com exceção do final de semana, a capacitação acontece nas três estações, das 10h da manhã às 5h da tarde. Os interessados em participar do estudo devem preencher um formulário no site do Senai Cimatec. Além disso, também é possível entrar em contato com a instituição por ligação ou mensagem via Whatssapp pelo número (71) 98643-6135.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também: