Os motoristas ficaram animados com a redução de R$0,60 no valor da gasolina em Salvador, após o Governo Federal anunciar a diminuição de tributos. Porém, os condutores precisam ficar atentos as fraudes que podem acontecer nos postos de combustíveis. Entre as irregularidades possíveis estão a bomba fraudada, excesso de etanol na gasolina ou até mesmo combustível batizado. O presidente do Sindicombustíveis, Walter Tannus, alertou sobre os cuidados que os condutores precisam ter na hora de abastecer.
"O consumidor deve ficar atento em toda vez que adquirir algum produto. Nós temos órgãos que nos fiscalizam, que é a Agência Nacional do Petróleo, Ibametro, que são os principais agentes públicos que fiscalizam o seguimento e não custa nada demais o consumidor também fazer sua parte e ter o seus cuidados. Uma dica é sempre procurar abastecer no mesmo estabelecimento comercial, porque não é um abastecimento que traz uma consequência danosa e sim uma sequência de abastecimentos."
Leia também:
Vale ainda ressaltar que dependendo do tipo de fraude, os danos a carros, motos e caminhões podem gerar sérios prejuízos. O advogado Robson Santana, especialista em direito tributário, ressalta que em caso de comprovação de irregularidade, o condutor pode tomar medidas judiciais.
"Com a nota fiscal, ele leva (o veículo) em um mecânico conhecido ou de uma rede autorizada e comprovado que houve adulteração, ele primeiro pode fazer uma denúncia junto a Agência Nacional de Petróleo (ANP), órgão que regulamenta isso. E segundo, ele entra com a ação judicial cabível contra o posto de gasolina que vendeu o combustível adulterado", explicou
O site do Instituto Combustível Legal também disponibiliza a seção Denuncie, que ajuda o consumidor a encontrar o órgão competente para o tipo de denúncia que deseja realizar. Basta acessar, informar sua região e o problema encontrado ao abastecer.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias