Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Saúde

Governo da Bahia emite alerta após registros de casos de raiva

Segundo o Lacen, nove morcegos foram confirmados com a doença neste ano

Da Redação • 24/03/2023 às 17:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Governo da Bahia emite alerta após registros de casos de raiva
Foto: Divulgação/Governo do estado de Santa Catarina

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) fez um alerta aos municípios para a necessidade de intensificação da vigilância da raiva, após casos serem registrados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-BA). Neste ano, de 1° de janeiro até o dia 16 de março, nove morcegos não hematófagos, ou seja, que não se alimentam de sangue, tiveram diagnóstico positivo para a doença. Os casos vieram de Dias D'ávila, Camaçari e Catu, cidades localizadas na Região Metropolitana de Salvador.

Apesar de não se alimentarem de sangue, os morcegos não hematófagos ainda apresentam riscos aos seres humanos e animais, porque podem transmitir a raiva através da saliva. Caso uma pessoa encontre um morcego, ela deve tomar alguns cuidados para não entrar em contato direto com o animal. A chefe do setor de raiva do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ), Danielle Dantas, explica como agir nesses momentos.

Leia mais:

"A gente orienta a nunca tentar manipular, nunca tentar matar esse morcego e entrar o mais breve possível em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo 156, porque nesse momento que a pessoa vai manipular ela tem o contato acidental. O máximo que a pessoa pode fazer é jogar uma toalha, jogar uma caixa de papelão ou um balde pra dar tempo, se o animal estiver vivo, da equipe chegar até o local e recolher."


				
					Governo da Bahia emite alerta após registros de casos de raiva

Também é preciso estar atento ao comportamento dos animais domésticos, pois eles apresentam muitos sintomas quando estão infectados pela raiva. Daniele fala sobre as principais mudanças que podem acontecer nos bichinhos de estimação.

"O animal primeiro vai começar com um quadro clínico bem inespecífico, que a gente chama assim, ele vai ficar acuado, ele vai procurar lugares escuros, ele vai ficar triste, ele não vai querer mais comer, não vai querer mais beber água e aí ele vai evoluindo mais com o quadro neurológico. O animal vai ficando agressivo, passa a ter uma hiper-salivação, ele passa também a não reconhecer mais o dono."

Caso a pessoa seja mordida por algum animal, é recomendado que ela higienize o local com agua e sabão, e em seguida procure uma unidade de saúde para uma avaliação médica.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia