Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Sustentabilidade

IFBA e UFBA realizam projeto de estímulo à reciclagem

Iniciativa também tem o objetivo de gerar renda para catadores de material reciclável

Da Redação • 04/04/2023 às 15:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					IFBA e UFBA realizam projeto de estímulo à reciclagem
Foto: Henrique Soares/Acervo pessoal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), está lançando o projeto “Zer0: tecnologia social para reciclagem local de plástico”. O projeto começou a ser desenvolvido há oito anos, dentro do espaço aberto de criação e inovação da UFBA, no campus de Ondina.

O objetivo é desenvolver máquinas e metodologias que permitissem que uma pessoa sem formação técnica conseguisse transformar o plástico que foi jogado no lixo em objetos de valor para uso próprio e para comercialização. Além disso, a ideia também é aliviar a poluição causada pelo uso de plásticos. O pesquisador Paulo Gomes falou sobre os próximos passos da iniciativa.

Leia mais:

"A ideia da gente agora é escalar esse projeto trazendo essas oficinas para Salvador. Então, o que a gente pretende agora é montar a oficina de transformação junto às cooperativas e associações de catadores de material reciclável."

No começo de 2022, foi instalada a primeira oficina de transformação numa comunidade quilombola, no povoado de Pedra Furada, município de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe, onde são produzidos móveis. No local, foram capacitadas nove mulheres, que catavam aratu antes do projeto e ganhavam até 30 reais por dia. Agora, elas chegam a vender uma mesa por 390 reais. Mais informações sobre o projeto “Zer0: tecnologia social para reciclagem local de plástico” estão disponíveis no site portal.ifba.edu.br/salvador.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia