Os cidadãos que ganharam R$28.559,70 ou mais no ano de 2022 precisam declarar o Imposto de Renda este ano. O que muitos contribuintes não sabem é que é possível doar até 6% do valor que seria pago à Receita Federal para organizações não governamentais.
Para conseguir fazer a boa ação, é preciso que o contribuinte tenha optado pelo modelo completo de tributação, e esteja ciente que a legislação permite que seja doado 3% do imposto devido para fundos ligados ao Estatuto da Criança e Adolescente e mais 3% para os fundos de apoio ao Conselho do Idoso. O contador Jonathan Pereira explica o passo a passo deste processo.
Leia também:
"Para realizar essa doação diretamente da declaração do Imposto de Renda, basta ir na ficha 'Doações', diretamente na declaração, escolher a aba 'Criança e adolescente ou pessoa idosa', escolher o tipo de fundo, se é nacional, estadual ou municipal, e no campo 'valor' deve informar o valor correspondente a 3% do valor devido, para o qual você quer realizar a doação. Ao lado direito já vai ter o valor disponível para a doação."
Uma das entidades que podem receber essas doações é o hospital Martagão Gesteira, localizado em Salvador, que lançou a campanha “Declare Seu Amor”. O objetivo é incentivar que, ao fazer a declaração anual, a pessoa destine 3% para contribuir com a causa da saúde da criança, sem gerar nenhum tipo de custo para o contribuinte. O diretor de ações estratégicas da liga Álvaro Bahia, entidade mantenedora do Martagão Gesteira, Nadson Santana, conta qual será o destino do dinheiro arrecadado.
"O montante será destinado para o projeto Quarto Fantástico, contempla a reforma e readequação lúdica de leitos de enfermaria do quarto andar do hospital, e com essa readequação a gente vai ter também atividades lúdicas e ensino durante o período de hospitalização dos pacientes, que normalmente são de longa permanência"
As pessoas que já realizaram as doações devem informar na ficha “Doações Efetuadas”, junto ao código referente ao tipo de entidade para o qual foi destinado o valor. Há a possibilidade de doar ainda mais, no entanto, o valor não será abatido do imposto de renda e sairá do bolso do contribuinte.