Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Inovação

Novo projeto de empreendedorismo é lançado em Salvador

Iniciativa da prefeitura tem o apoio de sete instituições de ensino superior públicas e privadas

Da Redação • 20/03/2023 às 15:09 • Atualizada em 21/03/2023 às 15:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Novo projeto de empreendedorismo é lançado em Salvador
Valter Pontes / Secom

O projeto Salvador Lab foi lançado nesta segunda-feira (20) pela prefeitura de Salvador, durante evento na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Vale do Canela.

Com o objetivo de estimular a cultura empreendedora na cidade, criando conexões entre o estudante universitário e o mercado investidor, a iniciativa busca fomentar a formação de empreendedores a partir de mentorias, oficinas, workshops e editais que vão ser realizados através de parcerias com universidades e instituições de ensino superior.

Leia mais:

O projeto tem três pilares principais, sendo um deles o TCC Empreendedor, que é uma competição entre trabalhos de final de curso das instituições de ensino. Os projetos vão passar por uma banca avaliadora e os melhores vão ser premiados com uma incubação para que possam se tornar empresas.

O outro pilar do programa é o "Inovação Aberta", onde a prefeitura e os parceiros privados vão lançar desafios públicos, problemas públicos e privados para os estudantes que tenham interesse em solucionar os casos desses editais de inovação aberta. Ao final, também haverá premiações.


				
					Novo projeto de empreendedorismo é lançado em Salvador
Valter Pontes / Secom

O último pilar é o "Educação Emprego", que busca fazer de Salvador um ambiente propício à formação empreendedora. A ideia é ter um calendário anual de eventos, palestras e conteúdos sempre acontecendo na cidade, como forma de potencializar empreendedores da capital baiana.

Pensando em transformar boas ideias em grandes negócios, o Salvador Lab vai dar condições para a criação de empresas no ambiente acadêmico, através de parcerias que vão contribuir para a dinâmica da economia da capital baiana. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, conta como vai funcionar o incentivo.

"A ideia é que ao final eles recebam. O que a gente chama de incubar é exatamente você sair de um nível de ideia de projeto pra o nível de empresa. Então elas vão ser incubadas por empresas de renome nessa área de incubação e de aceleração. São os três parceiros que vão premiar com a incubação. O tempo de duração dessa incubação vai variar com base na complexidade do negócio, mas pode durar aí de 3 a 6 meses a depender do negócio", explica.

A iniciativa tem parceria com as instituições de ensino Uniruy, Unifacs, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Federal da Bahia e Faculdade Cayru. Os projetos dos estudantes inscritos vão ser submetidos a uma banca avaliadora, e os que forem selecionados vão passar por aceleração em incubadoras de negócios, como a "Cubos", "Senai-Cimatec" e "Lighthouse". As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril, no site salvadorlab.salvador.ba.gov.br.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia