Já faz alguns dias que os ouvintes do Fala Bahia vêm reclamando da demora nas obras de requalificação urbana da Av. Dorival Caymmi, em Itapuã, Salvador. A placa de serviço informa no local que a requalificação deveria ser concluída em 1º de janeiro de 2025; no entanto, 18 de março de 2025 e até agora a obra não foi concluída, tendo sido iniciada em 5 de julho de 2024.

De acordo com o documento de licitação aberto em junho de 2024 pela prefeitura de Salvador, através da SUCOP - Superintendência de Obras Públicas, a empresa que ganhasse teria um prazo de 180 dias para finalizar a obra, ou seja, seis meses. Ainda de acordo com o documento, a vigência do contrato é de 240 dias a partir da data de assinatura da primeira ordem de serviço.
Leia também:

O valor total máximo a ser contratado, como explica o documento, seria de R$ 13.327.137,80. A placa presente no local mostra que a obra foi, no entanto, contratada por um valor menor: R$ 10.926.864,79. Um dos critérios de julgamento para seleção da empresa que ganharia a licitação era justamente a que apresentasse um maior desconto. Veja abaixo:

Ouvintes reclamam diariamente do estreitamento da via e demora na conclusão das obras na Av. Dorival Caymmi
Ouvintes do Fala Bahia que passam sinalizam ainda a falta de informações sobre o que está sendo feito no local. Além da demora da obra e das mudanças que devem impactar o local quando o fluxo estiver intenso, os ouvintes reclamam do espaço menos para a quantidade de carros que transitam no local.
SUCOP retornou às perguntas do Fala Bahia sobre a obra de requalificação da Dorival Caymmi
A SUCOP retornou às perguntas do Fala Bahia sobre a obra de requalificação da Dorival Caymmi. A equipe do Fala Bahia fez algumas perguntas para a Seinfra - Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, SUCOP - Superintendência de Obras Públicas e também para o Ministério das Cidades.
Até o momento, apenas a SUCOP respondeu por meio da assessoria. Sobre a previsão de entrega da obra, a superintendência informou que a empresa que ganhou a licitação, PJ CONSTRUÇÕES E TERRAPLENAGEM LTDA, deve concluir a primeira fase da obra ainda no primeiro semestre deste ano.
Assessoria da SUCOP esclarece o que está sendo feito na via e quais são as melhorias previstas
Com projeto da Fundação Mário Leal Ferreira, as intervenções incluem a requalificação de passeios em concreto lavado e intertravado, construção de canteiro central, meio-fio de granito, ciclovia, baias para ônibus e requalificação asfáltica.
A obra abrange um total de 4 km, divididos em duas etapas indo da praia de Itapuã até o viaduto Mário Andreazza.
A primeira etapa, que se estende por 2 km, compreende o trecho entre o viaduto Mário Andreazza e a Rua do BPO. Atualmente, os trabalhos estão em andamento e já ultrapassam 65% de execução.
Já o segundo trecho, também com 2km de extensão, abrange o percurso entre a Rua do BPO e a praia de Itapuã. Essa etapa encontra-se em fase de orçamento e será realizada com recursos próprios.