Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Mobilização

Professores de Universidades Estaduais fazem paralisação nesta quarta

Servidores reivindicaram aumento de salário durante o ato realizado no Campo Grande em Salvador

Da Redação • 05/04/2023 às 16:10 • Atualizada em 12/04/2023 às 15:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Professores de Universidades Estaduais fazem paralisação nesta quarta
Foto: Divulgação

Os professores das universidades estaduais baianas paralisaram as suas atividades nesta quarta-feira (12) e realizaram uma mobilização durante a manhã, na praça do Campo Grande em Salvador. Aprovada nas Assembleias das Universidades, a paralisação é parte da luta da categoria por reajuste salarial e abertura da mesa de negociação com o governo do Estado.

O professor de história na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e presidente do Fórum das Associações Docentes Baianas, Alexandre Galvão, conta que o ato é resultado de acúmulos de insatisfações da categoria:

Leia mais:

"A paralisação dos professores e professoras das universidades estaduais da Bahia, é produto da insatisfação da categoria com o corte e arrocho salarial que estamos sofrendo nos últimos oito anos. Para que a população da Bahia tenha ideia da desvalorização do trabalho docente hoje, o salário dos professores e professoras das universidades estaduais está abaixo do piso. Mas o governo não tem respondido à reivindicação do conjunto dos sindicatos", pontua.

Ainda segundo o presidente, as associações da categoria identificaram que docentes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em início de carreira, ganham um salário abaixo da Lei Nacional do Piso do Magistério Superior.

Em nota, o Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias de Relações Institucionais (SERIN), da Educação (SEC) e da Administração (SAEB), informou que mantém permanentemente o diálogo com as representações das universidades estaduais e continua aberto ao processo de escuta e diálogo com a categoria.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia