Um projeto situado no centro de Salvador promete manter a região em movimento durante todo o verão. Localizado no Terminal Marítimo de Salvador, no bairro do Comércio, o "Doca1 - Polo de Economia Criativa" está promovendo atividades gratuitas durante todo o verão, por meio do projeto "O povo em festa".
A programação começou no dia da Lavagem do Bonfim, vai continuar ao longo do mês de fevereiro, com atividades gratuitas, como explica a gerente do projeto, Lívia Cunha.
Leia também:
“O projeto “O povo em festa” faz a alusão às festas populares, as festas de largo de Salvador que é uma grande expressão da nossa cultura e a nossa ideia com isso é revitalizar, jogar luz para essas festas que ficaram paradas durante a pandemia, mas que antes disso também já vem sofrendo ao longo dos anos um processo longo de descaracterização e de esvaziamento”, conta.
A programação do projeto "O povo em festa" inclui a Caminhada Salvador, Cidade Baixa, uma oficina de percussão com a artista pernambucana Alessandra Leão e aulas de dança afro, entre outras atividades. Segundo Lívia Cunha, as ações dialogam com o objetivo do doca1, que foi fundado como uma plataforma de fomento e negócios da economia e de empreendedores criativos.
“Nosso objetivo é ser um ponto de encontro de troca de conhecimento e é importante falar dos nossos pilares, que são nossas prioridades que perpassam pelo apoio e fomento a atividades, projetos, programas de formação, mas também de aceleração a partir de uma perspectiva de investimento porque nós da área de cultura sabemos que é um grande gargalo e é justamente a captação de recursos. Então um dos objetivos é buscar construir modelos, formatos de investimento pra fortalecer a economia criativa da cidade mas também extrapolando a cidade, a Bahia e o Brasil”, analisou
Como parte do projeto "O Povo em Festa", o Doca1 recebe hoje, às quatro da tarde, o lançamento da pesquisa “capoeira de salvador: economia criativa e gestão cultural”, desenvolvida pelo observatório da economia criativa. O evento, que também vai contar com uma roda de capoeira, tem entrada gratuita, sendo necessária a retirada de ingresso.
Leia mais sobre Fala Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também: