Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Alerta

Saiba os cuidados necessários para evitar escorpiões nas residências

Os animais estão em época de reprodução, que se intensifica com o frio e as chuvas

Da Redação • 01/08/2023 às 21:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Saiba os cuidados necessários para evitar escorpiões nas residências
Foto: Reprodução

Com a chegada do período de reprodução dos escorpiões, que acontece entre este mês de agosto e setembro, é importante estar atento e adotar algumas medidas para evitar o aparecimento desses animais nas residências. Manter a higiene dos ambientes faz parte dessas orientações, como destaca a bióloga do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ), Ana Virgínia Rocha.

“O cuidado deve ser constante e reforçar agora nesse período é assim, tem que manter limpos, quintais, jardins, terrenos baldios, procurar não acumular lixo doméstico, nem entulho, resto de material como bloco, brita, esses materiais construção porque serve de abrigo pra esses animais, também é importante fechar as frestas das portas, ralos e evitar presença de barata porque é o alimento preferido do escorpião na área urbana.”

Leia mais:

Até julho de 2023, a capital baiana registrou 21 casos de acidentes envolvendo escorpiões, enquanto durante todo o ano passado ocorreram 23 notificações. Ana Virgínia explicou que o inverno mais rigoroso e as chuvas contribuem para o aumento do aparecimento do animal na zona urbana.

“O que leva o aparecimento de escorpiões, além da época da reprodução, é a chuva e também o desmatamento. Esse desmatamento faz também com que esses animais fiquem desalojados e procurem novos abrigos e esses abrigos são justamente nas residências onde acontecem os acidentes.”

Em caso de qualquer ocorrência com escorpiões a população deve entrar em contato com o Fala Salvador no número 156, ou com o CCZ pelo telefone (71) 3202-2261.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia