Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
Programação especial

Salvador tem atividades em comemoração ao dia do livro infantil

Entre as ações que vão ser realizadas para comemorar a data, estão uma feira de troca de livros

Da Redação • 18/04/2023 às 18:00 • Atualizada em 19/04/2023 às 14:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Salvador tem atividades em comemoração ao dia do livro infantil
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (18) é comemorado o dia nacional do livro infantil. A data foi escolhida para celebrar a literatura para crianças porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. A pedagoga da biblioteca Edgard Santos, Sonia Ribeira, destaca a importância da literatura para os pequenos.

"Formar leitores desde criança é uma coisa superimportante tanto para nível de conhecimento, quanto de aprendizado tanto para sociabilidade educacional para o convívio com a sociedade. A gente tem um acervo bom de livros infantis, muitos títulos que eu que são livros infantis, porém todo adulto deveria ler, a exemplo de "Raul da Ferrugem Azul", que fala da condição de um garoto que engole seus sentimentos e cada vez que ele engole esse sentimento aparece manchas azuis pelo seu corpo, é muito interessante."

Leia mais:

Entre as atividades realizadas na biblioteca com a literatura infantil está o projeto “Sala de Leitura”. São cerca de cinco mil livros que as crianças podem ler, e uma vez por semana acontece uma contação de história feita pela bibliotecária Cláudia Nascimento. Além disso, as atividades envolvem o incentivo a leitura, pois os pequenos podem levar livros para casa e depois voltar para contar a experiência da história que eles leram.

Entre os escritores de livro infantil, está Yalle tárique, uma criança de 10 anos que escreve para outras crianças.

"Eu fico lisonjeado porque eu vejo muitos livros infantis aí que tem autores adultos e aí eu vejo que tem muitas crianças que querem escrever, mas aí eles liberam a figura do adulto e falam nossa só quando eu crescer, sendo que eu também posso, porque eu sou criança escrevendo para crianças ou seja eu sou protagonista da minha própria história.", contou

Entre as ações que vão ser realizadas para comemorar a data, estão uma feira de troca de livros, uma sessão de contação de história e uma tarde de autógrafos com o velejador Aleixo Belov no Museu do Mar. Acontece também uma tarde de contação de histórias na biblioteca Edgar Santos, com a escritora Catarina de Assis.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia