Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm
Whatsapp Whatsapp
Novos artistas baianos

Neta de Betinho Macêdo e outros 7 músicos encantam com banda de Axé

Do Santo Daime ao Candomblé, a banda Rezadêra é Axé Music, fruto da união de componentes de egrégoras musicais e espirituais variadas

Ilana Pêpe • 10/07/2024 às 6:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A banda Rezadêra surge da união de membros de diversas egrégoras e vem, desde abril deste ano, lotando teatros, a exemplo do Moliére e Gamboa, bem como terreiros de Umbanda e espaços como a Varanda do Sesi. A identidade religiosa sincrética e universalista é a principal característica do grupo, que carrega a identidade do Axé Music como gênero.


				
					Neta de Betinho Macêdo e outros 7 músicos encantam com banda de Axé
Banda Rezadêra. ​Foto: Fabio Bouzas

Autointitulados terapeutas do som, eles produzem efeitos sonoros ecumênicos e universalistas que, segundo eles, elevam a vibração mental. Os principais instrumentos que embalam os shows da banda são as vozes, violão, percussão, pandeiro, ukulelê, flauta transversal e teclado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:


				
					Neta de Betinho Macêdo e outros 7 músicos encantam com banda de Axé
©FÁBIO BOUZAS/ Banda Rezadêra se apresentando em em Salvador. ​Foto: Fabio Bouzas

Uma das vocalistas e instrumentistas do grupo é Júlia Macedo, que é neta de Betinho Macêdo, ou seja, nasceu em contato com um trio elétrico e daí vem a história musical dela. "Minha família trouxe para mim, desde cedo, uma visão de que a música pode ser, sim, uma forma de trabalho que dá retorno, não só financeiro, mas também como um dos maiores prazeres da vida. Não é à toa que até hoje eles (Irmãos Macêdo) tocam do mesmo jeito, as mesmas coisas, e emocionam da mesma forma, como se fosse a primeira vez", contou Júlia.


				
					Neta de Betinho Macêdo e outros 7 músicos encantam com banda de Axé
Júlia Macedo e seu avô, Betinho Macedo. ​Foto: Redes Sociais

A parte religiosa veio através do chá de Ayahuasca, quando, pela primeira vez, aos 5 anos, consagrou a medicina da floresta. A experiência foi essencial para que ela pudesse dar um sentido espiritualista ao som que produz e à música que canta. Contou com o apoio do pai para ingressar em aulas de piano para que pudesse, ela mesma, acompanhar a própria voz.

"Comecei na música mais ou menos com uns 4 anos, de forma despretensiosa. Tinha um estúdio de gravação na casa de minha avó, que era dirigido pela minha tia Mariana Macêdo", disse ela.


				
					Neta de Betinho Macêdo e outros 7 músicos encantam com banda de Axé
Júlia Macedo por Fabio Bouzas. ​Foto: Fabio Bouzas
"Eu via meu avô chegando, tirando o baixo dele, meu tio Armandinho puxando a guitarra baiana junto com tio Haroldo, tio André naquela energia cativante e isso ainda acontece", completou Júlia.

Rezadêra tem habilidades variadas trazidas de cantores, musicistas, multi-instrumentistas, terapeutas do som, estudiosos das artes e da produção cultural brasileira. Segundo os integrantes, o foco é a cura e elevação espiritual através da música. O repertório é composto de composições autorais e um mix de versões de tudo aquilo que pode trazer benefícios e transmutações para a alma, através da música.

De acordo com Benin, vocalista, produtor executivo e diretor artístico da banda, além de tocar músicas de artistas que eles consideram ter a ver com a proposta do grupo, eles também compõem juntos as próprias músicas. Uma delas já está gravada e foi lançada em todas as plataformas de streaming. O nome é "A CURA", divulgada desde 31 de maio. Ainda segundo ele, mais duas canções estão em processo de gravação: "Selva de Pedra" e "A Roda Gira".


				
					Neta de Betinho Macêdo e outros 7 músicos encantam com banda de Axé
Lorena Lelis e Benin, vocalistas e musicistas. ​Foto: Fabio Bouzas

Como tudo na música é sobre vibrar e sentir, Benin, que é feito no Candomblé, nos conta que "a música é como uma forma de canalização do divino. Sinto que ela me abençoa com sua força e me presenteia com o dom da interpretação e realização da mesma. Desse modo, sinto que divido essa bênção e presente com o público em uma troca de energia muito poderosa e singular."

A Rezadêra é composta por oito artistas: Benin é um dos vocalistas, produtor executivo e diretor artístico. Jones toca violão, baixo, berimbau e é multi-instrumentista e diretor musical. Há ainda duas vocalistas que são a Juju Macêdo, que também toca violão e pandeiro; e Lorena Lelis que toca o triângulo e reco-reco.


				
					Neta de Betinho Macêdo e outros 7 músicos encantam com banda de Axé
Júlia Macedo, Lorena Lelis e Benin. ​Foto: Fabio Bouzas

"Na flauta transversal, Eduardo Valverde, o Rathobare. Temos o Silas Silva nos teclados também dando um show à parte e na percussão nós temos Celso Celes, uma percussão mais espiritual mesmo, trazendo elementos do Sound Healing, djembe, handpan, vários compostos diferentes e na percussão regional, trazendo elementos da capoeira, do candomblé, nós temos o Jorge Freitas também. Então, somos nós quem compomos a Rezadêra, esse grupo eclético, com musicistas diferentes, de práticas diferentes e de religiões diferentes", completou Benin.


				
					Neta de Betinho Macêdo e outros 7 músicos encantam com banda de Axé
©FÁBIO BOUZAS/ Banda Rezadêra se apresentando em em Salvador. ​Foto: Fabio Bouzas

Por isso, o adjetivo que nomeia essa união baseia-se na figura das benzedeiras ou rezadeiras. Rezadêra vem com o intuito de beneficiar aqueles que a escutam, levando o público a uma viagem astro-espiritual de autoconhecimento e liberação de qualquer mal.

Confira o trabalho da Banda Rezadêra no Youtube:

Confira também a banda Rezadêra no Spotify e no Instagram.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO BAHIA FM :

Ver mais em Mundo Bahia FM