O cantor, compositor e sambista baiano Jairinho foi o convidado desta sexta-feira (10) no programa Fuzuê, da Bahia FM. Em entrevista ao Mundo Bahia FM, ele destacou a edição especial do "Pagodeô" voltada à consciência negra, que acontece no dia 18 de novembro.
Para Jairinho, a temática do evento tem tudo a ver com Salvador, que é a cidade mais negra do Brasil. "O samba traz muito disso também, mas eu quis trazer esse tema justamente para que a gente pudesse popularizar cada vez mais eventos como esse", disse.
Leia também:
O "Pagodeô" promete ir "além do repertório", incluindo a presença de trancistas, profissionais que confeccionam turbantes e até mesmo uma Deusa do Ébano dançando nos intervalos, dentre outros elementos da cultura negra.
O cantor avalia que a temática da consciência negra não é muito comum em eventos do tipo na capital baiana. "O público também pensa da mesma forma, mas é muito difícil você ver, na própria cidade, eventos que tenham essa abordagem e as pessoas se sintam à vontade para ser quem são de verdade", comentou.
"Eu me comunico com o público no sentido de fazer com quem é preto, quem é preta, se sinta cada vez mais orgulhoso de ser quem é. E em um evento como esse, onde a gente canta, se alegra, dança, a gente também fazer menção a este mês, que é de um povo que sofreu bastante mas chegou a hora de rever tudo que aconteceu e se orgulhar da história, de todos os que fizeram muito para que hoje a gente possa estar vivendo uma nova fase", concluiu.
Projetos de Jairinho para o verão
Para além de levar o "Pagodeô" para a Doca 01 do Terminal Marítimo de Salvador, com o objetivo de promover uma atmosfera que tenha mais a cara do verão, Jairinho pretende lançar novos trabalhos musicais.
"A gente tá com a perspectiva de gravar um mais um audiovisual, um EP novo com músicas autorais para balançar o verão", garantiu. Perguntado sobre a data de lançamento, ele prometeu que entre o final de dezembro e o início de janeiro o projeto já deve estar "nas ruas".
Serviço
- O que: Pagodeô - 4ª Edição
- Onde: Doca 01, Avenida da França
- Quando: 18 de novembro, 16h
- Vendas: Através do Sympla