A população da Sussuarana Velha está insatisfeita com uma medida do Distrito Sanitário Cabula/Beiru, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS). O atendimento na localidade deixou de ser feito pela USF Raimundo Agripino e passou a ser responsabilidade da USF Nova Sussuarana I.
A alteração, no entanto, se mostrou prejudicial aos moradores do local, que reclamam da distância entre a Sussuarana Velha e a Avenida Gal Costa, onde a nova unidade está instalada.
Leia também:
Em uma participação no programa "Resenha das 7", da Bahia FM 88.7, uma ouvinte relatou a situação. "Simplesmente nós estamos indignados, Vanderson, porque há muitos anos que nós somos atendidos pelo posto Raimundo Agripino e o distrito mudou, só que lá fica muito, muito longe", afirmou.
A moradora também mencionou a preocupação com a segurança dos pacientes que precisarem de atendimento no posto. "É um ladeirão, e é um lugar que para descer sozinha... Não temos dinheiro para pagar Uber e nem temos carro próprio, como é que a gente vai em um lugar daquele, perigoso, que sempre tem assalto?", questionou.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que, em razão da implantação de novas Unidades de Saúde da Família, na região de Sussuarana, houve a necessidade da redistribuição dos usuários dos serviços.
Ainda segundo a pasta, o bairro dispõe de três unidades e, para acolher melhor a população, é feito o cadastramento das ruas que ficam adscritas a cada USF, sendo os moradores referenciados de acordo com seus endereços.