Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > resenha das 7
Whatsapp Whatsapp
Prometida há dez anos

Passarela entre Bairro da Paz e Mussurunga segue sem prazo de entrega

População reclama de engarrafamentos causados pela falta do equipamento na Paralela

Vinícius Cunha • 23/08/2023 às 7:08 • Atualizada em 23/08/2023 às 9:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Passarela entre Bairro da Paz e Mussurunga segue sem prazo de entrega
Foto: Reprodução / TV Bahia

Ainda não há prazo para que a passarela que vai ligar Bairro da Paz a Mussurunga tenha sua obra finalizada, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (SEDUR). Enquanto isso, a população segue sofrendo com o engarrafamento que é gerado diariamente pela presença dos semáforos que permitem a travessia de pedestres.

O equipamento foi prometido há dez anos, mas a licitação de início das obras só foi finalizada em setembro do ano passado pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB). O contrato firmado com a empresa vencedora estipulava que a passarela deveria ser entregue em junho de 2023, o que não aconteceu.

Leia mais:

Sem a passarela, os pedestres precisam utilizar uma estrutura provisória que oferece perigo a quem atravessa a via e motoristas precisam lidar com os semáforos que só serão removidos após a finalização da obra.

Grace Gomes, superintendente de habitação da SEDUR, afirma que a construção só não foi iniciada ainda devido à falta de autorizações que precisam ser emitidas pela Prefeitura de Salvador.

"A demora entre o resultado da licitação e a construção da passarela está sendo porque nós não temos ainda todos os alvarás de licitação. (...) Todo o material já foi comprado pela empresa vencedora e já está aqui em Salvador para ser construído", garantiu Grace.

Procurada pela equipe da Bahia FM, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, informou que o impasse está na apresentação de documentações da empresa responsável pela licitação. "No dia 19 de julho, a Sedur municipal notificou a empresa responsável para apresentar documentos necessários para dar continuidade ao processo. Até o momento, a documentação não foi entregue. Assim que as pendências forem sanadas, o alvará será liberado", disse a nota da pasta.

A questão dos semáforos

De acordo com Grace, a retirada das sinaleiras sempre foi interesse comum da prefeitura e do governo. "Desde o início, nós conversamos tanto com a SEMOB (Secretaria de Mobilidade) quanto a Transalvador, e eles têm consciência de que esse semáforo, hoje, traz um engarrafamento para a Paralela, independente da existência do Metrô ou não e da travessia ou não", declarou.

"Há interesse da prefeitura, do ponto de vista da mobilidade, de que o mais breve a gente finalize a obra para exatamente tirar os semáforos e propiciar uma travessia segura para a população como também uma maior fluidez na Paralela com a retirada dos semáforos, finalizou Grace.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM RESENHA DAS 7 :

Ver mais em Resenha das 7