Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
Clássico do Rei do Baião

34 anos sem Gonzagão: confira versões de 'Asa Branca' além do forró

Composição em parceria com Humberto Teixeira ganhou gravações em diversos gêneros

Julli Rodrigues • 02/08/2023 às 15:03 • Atualizada em 03/08/2023 às 18:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					34 anos sem Gonzagão: confira versões de 'Asa Branca' além do forró
Divulgação

Um dos maiores nomes do forró e da música popular brasileira, Luiz Gonzaga do Nascimento nos deixou há exatos 34 anos, em 2 de agosto de 1989. Dentre as valiosas contribuições que fez ao cancioneiro nacional, a música "Asa Branca" certamente tem um lugar de destaque. Escrita em parceria com Humberto Teixeira, a faixa é a terceira composição brasileira mais gravada de todos os tempos, com 382 registros, segundo levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

As centenas de registros da canção não se limitam à sonoridade tradicional do forró. "Asa Branca" já teve releituras feitas por artistas do jazz, da MPB, do frevo carnavalesco e até mesmo por um músico grego. O Mundo GFM selecionou cinco gravações da música para você apreciar e saber um pouco mais sobre o contexto delas.

Leia mais:

Confira:

"Asa Branca" - Caetano Veloso (1971)

A faixa é a última do álbum "Caetano Veloso", primeiro trabalho lançado pelo artista durante seu exílio em Londres, imposto pela ditadura militar. Com sonoridade introspectiva, o disco retrata a solidão e a tristeza do artista enquanto estava longe de seu país. A regravação de "Asa Branca" aparece como uma forma de traduzir esse sentimento de saudade.

"Desafilho" - Trio Elétrico Dodô e Osmar (1975)

No disco que comemora os 25 anos do lendário Trio Elétrico Dodô e Osmar, Armandinho faz um "duelo" com o pai na faixa "Desafilho" (a partir de 8:12 no vídeo), que é aberta com uma releitura carnavalesca de "Asa Branca". Completam o pout pourri tocado por Armandinho e Osmar as canções "Dança das Horas" (Ponchielli), "Luar do Sertão (Catulo da Paixão Cearense), "Fazer-fazer" (Broquinha), "Urubu Malandro" (Louro e João de Barro), "Moto Perpétuo" (Paganini) e Rapsódia Húngara (Liszt).

"White Wings" - Demis Roussos (1975)

A versão em inglês de "Asa Branca", feita pelo compositor Alec R. Costandinos, costumava ser interpretada pelo grego Demis Roussos em suas passagens pelo Brasil e foi registrada no disco "Souvenirs", de 1975.

"White Wings" - Alice Street Gang (1976)

O obscuro projeto Alice Street Gang era uma banda formada por músicos de estúdio da extinta gravadora Top Tape, sob a regência do maestro Daniel Salinas. A ideia era recorrer a uma sonoridade disco music, como se fosse um conjunto internacional. Em meio a uma lista de faixas que vai desde o Hino do Flamengo até "O Sole Mio", aparece "White Wings", com a letra em inglês registrada um ano antes por Demis Roussos.

"White Wing/Black Wing" - Flora Purim (1976)

No mesmo ano, a cantora de jazz Flora Purim registrou sua versão no álbum "Open Your Eyes You Can Fly". O disco foi gravado pouco depois de Flora sair da prisão: a artista radicada nos Estados Unidos chegou a ser detida por posse de cocaína no início dos anos 70. No álbum, estão presentes canções que falam sobre liberdade e sobre a saudade do Brasil. "Asa Branca" aparece em uma citação ao lado de "Black Wing", música autoral de Purim em parceria com Hermeto Pascoal.

Sobre "Asa Branca"

Composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, a música, gravada pela primeira vez em 1947, trata da seca do Nordeste, que pode ser intensa a ponto de obrigar o povo a deixar a região para sobreviver. O mesmo acontece com a ave asa-branca, citada na letra. Ouça abaixo:

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM