Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
Neste domingo

Cascadura lança vídeo ao vivo de show em Salvador

Gravação da canção “Senhor das Moscas” estará disponível no YouTube

Da Redação • 27/07/2023 às 13:31 • Atualizada em 27/07/2023 às 14:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Cascadura lança vídeo ao vivo de show em Salvador
Divulgação/ Ricardo Ferro

A banda de rock baiana Cascadura faz o lançamento neste domingo, 30 de julho, de vídeo da canção “Senhor das Moscas”, gravado ao vivo durante show da celebração dos 30 anos da banda, realizado no Largo da Tieta, no Pelourinho, em 13 de agosto de 2022. O registro estará disponível no canal de YouTube.

Na ocasião da turnê das três décadas de história, Fábio Cascadura, fundador, cantor, guitarrista e autor de todas as canções da discografia – parte delas, em parceria com outros companheiros –, veio do Canadá, onde reside desde 2016, especialmente para o reencontro com o público e seus parceiros da formação estabelecida em 2013: Thiago Trad (bateria), Du Txai (guitarra) e Cadinho Almeida (baixo). O guitarrista Candido Martínez Sotto, que integrou a banda no passado, se uniu ao quarteto, que também contou com a participação de Tadeu Mascarenhas nos teclados.

Leia mais:

Com ingressos esgotados e uma apresentação histórica, o show ocorreu após mais de quatro anos sem nenhuma aparição do Cascadura, que suspendeu suas atividades em dezembro de 2015.

SENHOR DAS MOSCAS

Segunda faixa do antológico álbum “Bogary” (2006), “Senhor das Moscas” é uma das mais emblemáticas da discografia da banda. “A composição começou a ser construída quando estávamos estacionados em São Paulo, o que resultou na minha busca por uma reconexão com a Bahia. Ela discorre sobre Omolu ou Obaluaiê, divindade da tradição Iorubá que, de acordo com a narrativa do Candomblé, rege as doenças e a cura: ‘o médico dos pobres’”, conta Fábio Cascadura.

Ainda segundo Fábio, essa música conectou o Cascadura também com um público mais jovem. A construção dos acordes e do ritmo, intensos como o Orixá em questão, está associada ao movimento stoner rock dos anos 2000. O estilo revisita conceitos roqueiros dos anos 1970, mas com elementos e abordagens contemporâneos favorecidos pelo uso da tecnologia.

“Senhor das Moscas” também fez parte do DVD “A Trupe Delirante no Circo Voador” (2011), da cantora Pitty, do qual Fábio Cascadura foi convidado.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM