Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
Muito 'Além do Arco-íris'

Clássico de 'O Mágico de Oz' tem seis versões diferentes em português

Famosa na versão de Luiza Possi, "Over The Rainbow" já teve letras escritas por Nara Leão, Augusto de Campos e outros

Julli Rodrigues • 26/07/2023 às 13:01 • Atualizada em 03/08/2023 às 18:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Clássico de 'O Mágico de Oz' tem seis versões diferentes em português
Foto: Reprodução

Um dos maiores clássicos da música mundial, a canção "Over The Rainbow" marcou época na voz da atriz e cantora Judy Garland, no filme "O Mágico de Oz" (1939). A composição de Harold Arlen e Yip Harburg ganhou diversas releituras e versões ao redor do mundo, sendo regravada em seu idioma original por nomes como Cliff Richard, Eva Cassidy e Israel Kamakawiwoʻole.

No Brasil, ficou famosa a versão "Além do Arco-íris", feita por Luiza Possi para a trilha da novela Chocolate com Pimenta (2003), da Rede Globo. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que essa não foi a primeira versão para "Over The Rainbow": décadas antes, a música ganhou quatro letras diferentes em português, segundo registros nos bancos de dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB). Seis anos depois, foi registrada uma sexta versão. O Mundo GFM reuniu todas elas para você ouvir, conhecer e comparar.

Leia mais:

Confira:

"Sobre o Arco-Íris" - Francisco José (1965)

A primeira versão registrada é "Sobre o Arco-Íris", de Arlindo Marques Júnior. Gravada pela primeira vez por Carlos Carrié em um disco de 78 RPM, no ano de 1954, a canção ganhou abordagens do trio Os Tincoãs, em 1961, e do cantor português radicado no Brasil Francisco José, em 1965. "Certa vez eu ouvi alguém contar / Que lá além sobre o arco-íris há um lugar / Onde o céu sempre azul / Nos faz sonhar / E onde a gente consegue os sonhos realizar", diz a letra.

"Muito Além do Arco-Íris" - Márcio José e Valéria de Andrade (1982)

O cantor popular Márcio José (1942-2002) registrou sua versão em um compacto simples, com letra de Sebastião Ferreira da Silva e Arthur Moreira. A canção, gravada em 1982, traz os versos "Muito além do arco-íris há um lugar / Onde os anjos cantando em coro fazem sonhar", pontuando um diálogo entre pai e filha. Não há, no entanto, uma letra completa: apenas os versos de abertura do tema foram vertidos, enquanto a melodia toca como fundo musical.

"Além do Arco-Íris" - Vânia Bastos (1986)

Quatro anos depois, a canção ganhou mais uma letra completa em português, feita pelo poeta, escritor e tradutor Augusto de Campos. "Além do arco-íris há um lugar / saberás quando vires, será o teu novo lar / além do arco-íris vais morar / para ali construíres o teu castelo de ar" são os versos de abertura da música, registrada pela cantora Vânia Bastos, ícone da Vanguarda Paulistana, em seu álbum solo de estreia.

"Além do Arco-Íris" - Nara Leão (1987)

Quem também fez sua versão de "Além do Arco-Íris" foi a musa da Bossa Nova, Nara Leão (1942-1989). No álbum "Meus Sonhos Dourados", a artista revisitou canções dos musicais que assistiu na adolescência, como o próprio "O Mágico de Oz". "Além do arco-íris / Há um lugar / Onde um dia eu ouvi / Uma canção de ninar / Pra lá do arco-íris / O céu é azul / E os sonhos que nós ousamos / Vêm nos acalentar", diz a letra de Nara.

"Além do Arco-Íris" - Luiza Possi (2003)

A versão mais conhecida de "Além do Arco-Íris" foi composta e gravada pela cantora Luiza Possi em 2003, para a trilha da novela "Chocolate Com Pimenta". Na trama, a música era o tema da protagonista Ana Francisca, vivida por Mariana Ximenes. A letra começa com os versos "Além do arco-íris / Pode ser / Que alguém / Veja em meus olhos / O que eu não posso ver / Além do arco-íris / Só eu sei / Que o amor / Poderá me dar tudo que eu sonhei".

"Mais Além do Arco-íris" - Zélia Duncan (2009)

O letrista Carlos Rennó fez sua versão em 2009, para o álbum "Nego", idealizado em parceria com o músico Jacques Morelenbaum, que traz para o nosso idioma clássicos americanos compostos por judeus. Gravada por Zélia Duncan, a versão é a mais próxima da letra original de "Over The Rainbow": "Tem, além do arco-íris / Um lugar / Do qual num acalanto / Eu já ouvi falar / Lá, além do arco-íris / No azul, lá / O teu sonho mais louco / Se realizará".

E o que diz a "Over The Rainbow" original?

"Over The Rainbow" é cantada nos primeiros minutos do filme "O Mágico de Oz". A letra fala sobre o desejo da protagonista, Dorothy Gale, de ir para um local diferente do árido e seco Kansas, onde vivia com os tios: um lugar onde não houvesse problemas ou preocupações. A canção tornou-se a marca registrada da atriz e cantora Judy Garland, que dá vida a Dorothy no filme.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM