Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
Dos discos para as telas

Dia da Televisão: conheça músicas que são trilhas de programas famosos

Nos anos 70 e 80, emissoras utilizaram músicas como tema de programas

Vinícius Cunha • 11/08/2023 às 11:11 • Atualizada em 06/01/2024 às 17:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Dia da Televisão: conheça músicas que são trilhas de programas famosos
Foto: Reprodução / TV Globo

O tema de um programa de televisão é uma das coisas mais marcantes no veículo. Tamanha sua importância, na maioria das vezes ele é produzido exclusivamente para cada atração.

No entanto, são vários — e famosos — os casos em que as emissoras optaram por músicas (majoritariamente instrumentais) de outras fontes para dar uma identidade sonora a seus programas. Confira alguns exemplos:

Leia mais:

Refrega Brega - Jornal da Manhã

A lista começa pela Bahia. O "Jornal da Manhã" da TV Bahia estreou em janeiro de 1987, quando a emissora se tornou afiliada à Rede Globo e expandiu sua programação local. Nos primórdios, o matinal (à época apresentado por Kátia Guzzo) acordava os baianos ao som de "Refrega Brega", lançado em 1985 pelo Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar no álbum "Chame Gente".

The Fuzz - Jornal Nacional

Sim, a trilha do telejornal mais importante do país também é oriunda de uma música. "The Fuzz", de Frank De Vol, foi composta inicialmente para o filme "The Happening", mas se tornou famosa no Brasil após ter seu trecho inicial escolhido pela Globo em 1969 para fazer parte da abertura do "Jornal Nacional". Em 1979, a versão original foi substituída por uma feita pela emissora, e reestilizações de "The Fuzz" seguem sendo utilizadas até hoje pelo jornalístico.

Hyde Park - Esporte Espetacular

O emocionante tema composto por Keith Mansfield, que se tornou referência musical no Brasil quando o assunto é esporte, é utilizado pelo "Esporte Espetacular" desde 1977. "Hyde Park", tocada pela orquestra Carnaby Street Pop Orchestra And Choir, foi ao ar sem alteração até dezembro de 2018, quando a Globo criou uma versão própria.

Droid - Jornal da Globo

O telejornal que vai ao ar no início das madrugadas da Rede Globo utilizou um instrumental pouco conhecido do álbum Automat. "Droid", composta pelos italianos Romano Musumarra e Claudio Gizzi, era o tema de encerramento das edições noticiário.

Videogame - Jornal da Manchete

A banda Roupa Nova também emplacou uma trilha sonora de um telejornal nacional. O "Jornal da Manchete" estreou em 1983 tendo "Videogame" como tema. O grupo carioca compunha trilhas para a extinta Rede Manchete, e a parceria levou a faixa ao principal telejornal da emissora. A música, lançada em um álbum que leva o nome da banda, tornou-se símbolo do programa e seguiu no ar até o encerramento da rede, em 1999. Em 1989, no entanto, a versão original foi substituída.

Don't Stop 'Til You Get Enough - Vídeo Show

O programa, que ficou famoso por mostrar os bastidores da Rede Globo e relembrar as novelas de maior sucesso da rede, tem como um dos seus ícones uma música composta pelo "Rei do Pop". "Don't Stop 'Til You Get Enough", de Michael Jackson, foi utilizada pelo "Vídeo Show" desde a sua estreia, em 1983, até 2015. Diversas versões diferentes da original foram utilizadas pela Globo.

Freedom of Expression - Globo Repórter

O programa jornalístico exibido nas noites de sexta-feira também tem um tema famoso que não foi composto para ele, mas combinou e se transformou em um ícone da televisão brasileira. "Freedom of Expression", de J.B. Pickers, é utilizada desde a estreia do programa em 1973, e em 1983, passou a ser reestilizada e ganhar versões feitas exclusivamente para a Globo.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM