Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
Música brasileira

Fafá de Belém celebra 67 anos de vida nesta quarta (8)

Maria de Fátima Palha de Figueiredo nasceu em 8 de agosto de 1956

Da Redação • 09/08/2023 às 7:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Fafá de Belém celebra 67 anos de vida nesta quarta (8)
Foto: Reprodução/Instagram

Maria de Fátima Palha de Figueiredo, mais conhecida como Fafá de Belém, completa mais uma volta ao Sol nesta quarta-feira, 8 de agosto. A cantora e compositora, nascida em 1956 em Belém do Pará, exala versatilidade quando o assunto é música e comemora 67 anos de vida.

A artista bebe de várias fontes culturais para expressar aquilo que mais ama: a arte. A vontade de sair de fora da caixinha se faz presente desde os primeiros trabalhos, quando ela transita entre referências do estado natal e de outras regiões. E, na década de 1970, ela canta junto a Fagner e Milton Nascimento com o intuito de descentralizar a produção musical do eixo Rio-São Paulo.

Leia mais:

No teatro, ela estreou em 1973, com o espetáculo "Tem muita goma no meu tacacá". No ano seguinte, a paraense muda para o Rio de Janeiro e já embarca em outra peça com Zé Rodrix. E, se restavam dúvidas do quão longe Fafá poderia ir, entre 74 e 75 ela provou com apresentações em Belém e Salvador, ao lado de Sérgio Ricardo, e com a música "Filho da Bahia" nas paradas de sucesso e na trilha sonora de "Gabriela", nova da Globo.

Daí em diante, Fafá seguiu promovendo fusões rítmicas transitando entre músicas mais românticas e gêneros mais tradicionais. Canções como "Emoriô", lançada em 75, ultrapassa gerações e mostra como a artista ainda se faz muito presente na atualidade - inclusive, com números significativos no Spotify, sendo que "Emorio" conta com quase 8,5 milhões de streams e "Nuvem de Lágrimas" quase 13 milhões.

Outras faixas e produções também ganharam destaque ao longo dos anos. Dentre eles, a interpretação de "Menestrel das Alagoas" (1984), "Vermelho", "Memórias", "Do fundo do meu coração" e "Do tamanho certo para o meu sorriso".

Revisite os maiores sucessos de Fafá de Belém:

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM