Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm > geração gfm
Whatsapp Whatsapp
Geração GFM

Emmerson José fala sobre paixão pelo rock e relembra época como DJ

Jornalista e ex-vereador de Salvador, ele abriu o jogo sobre curiosidades da carreira

Elson Barbosa • 16/07/2023 às 20:00 • Atualizada em 17/07/2023 às 0:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Jornalista, radialista, ex-vereador de Salvador e uma das grandes referências da comunicação na Bahia. Emmerson José da Silva foi o convidado especial do 60º episódio do Geração GFM, que foi ao ar neste domingo (16), na GFM 90,1 e no YouTube.

Nascido em Minas Gerais, mas radicado na Bahia, há 16 anos ele comanda o programa Fala Bahia, na Bahia FM – sucesso de audiência desde a criação.

Leia mais:

Em conversa com Thiago Mastroianni, Emmerson relembrou detalhes da trajetória, revelou curiosidades sobre a paixão pelo rock e ainda falou sobre a pausa na comunicação para seguir a carreira política.

Curiosidades

Uma paixão de Emmerson, que muitos talvez ainda não conheçam, é a música. Inclusive, durante o bate-papo, ele relembrou as festas que produzia com amigos, onde atuava como DJ, e falou sobre a coleção de vinis.

“Desde a época em que trabalhava na televisão eu produzia essas festas. Minha primeira aconteceu na “Seriguela”, que ficava na Rua da Paciência, no Rio Vermelho. Depois vieram outras... Uma das noites de grande sucesso aconteceu no espaço Albatroz, em Lauro de Freitas. Colocamos 1.700 pessoas no local. Mas, sem dúvidas, o destaque foi na Bell Smith, que ficava na orla de Salvador, onde foram realizados vários encontros de sucesso”.

Apaixonado pelo rock, começou no mundo do rádio em 1987, como locutor da Transamérica FM Salvador, onde comandou o New Rock Pier. Pouco tempo depois, foi contratado pela FM Aratu.

Em 1988, foi chamado para fazer parte da primeira equipe da Globo FM – atual GFM, que inicialmente seria uma rádio focada em Pop Rock.

“A Rede Bahia contratou a primeira equipe da rádio, que iria se chamar Onda 90 FM, três meses antes. Durante esse tempo fazíamos programas pilotos, preparando a programação. Eu teria dois programas de rock, mas de uma hora para outra o diretor da época decidiu mudar o estilo da rádio, pensando na JB do Rio de Janeiro, e virou a Globo FM”, relembrou.

No mesmo ano, Emmerson assumiu a apresentação do BATV 2ª Edição da TV Bahia, substituindo Paulo Alves. A entrada dele no telejornalismo aconteceu por um acaso, após a direção, na época, ver ele ‘brincando’ de ler o teleprompter no estúdio da emissora.

“Chegaram e disseram que queriam fazer um teste comigo. Na época, eu nem tinha um paletó, quem me emprestou foi Lourival Ortiz Gallo, que foi diretor técnico da Rede Bahia. A equipe, então, gostou e, a partir daí, comecei a gravar pilotos para apresentar a 1º Edição do BATV – que atualmente é o Bahia Meio Dia. Porém, Paulo Alves saiu e me colocaram no lugar”.


				
					Emmerson José fala sobre paixão pelo rock e relembra época como DJ
Foto: Divulgação

Carreira política

Em 1996, Emmerson José decidiu filiar-se ao partido PFL para candidatar-se ao cargo de vereador pela capital baiana. Já na primeira tentativa, ele foi eleito por média, com 5.012 votos.

Para o pleito seguinte, em 2000, foi reeleito com 10.266 votos – ou seja, mais que o dobro no número de votos. Em janeiro de 2001, entrou para a história da Câmara Municipal de Salvador como sendo o presidente mais jovem da Casa, ficando no cargo até 2 de janeiro de 2004.

Na eleição municipal desse ano, foi reeleito mais uma vez, com 10.848 votos. Esse, então, foi o seu último mandato.

Durante a entrevista ao Geração GFM, Emmerson foi questionado se um dia voltaria para a política. Ele, então, brincou: “Não. Estou feliz onde estou!”.

Sobre o Geração GFM

Com muito bom humor e leveza, Thiago Mastroianni e Dino Neto conduzem entrevistas com ícones dos anos 80 e 90, toda semana, em duas versões: uma especial para o rádio 90,1, e outra edição com bate-papo na íntegra no Youtube.

Você também pode ouvir no formato podcast, disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GERAÇÃO GFM :

Ver mais em Geração GFM