O cantor, compositor, músico e escritor Leoni completa 62 anos neste sábado (8). Nascido no Rio de Janeiro, em 8 de abril de 1961, ele ajudou a construir o que hoje se conhece como BRock, ou rock brasileiro, durante os anos 80. Além disso, é um dos grandes hitmakers desse gênero musical.
Leoni começou a carreira aos 16 anos, mas foi aos 20 que ele deu o pontapé inicial no seu primeiro grande projeto: integrou o Kid Abelha, grupo do qual era baixista e principal compositor, ao lado de George Israel, Bruno Fortunato e Paula Toller. Ele assina, sozinho ou em parceria, todas as composições do primeiro álbum do grupo, "Seu Espião" (1984), incluindo o megahit Pintura Íntima, escrito pelo artista com Toller, à época, sua namorada. Também são dele as composições do segundo trabalho, "Educação Sentimental" (1985).
Leia também:
Leoni deixou o Kid Abelha em 1986 e fundou o grupo Heróis da Resistência, do qual era vocalista e baixista. Os demais integrantes eram Jorge Shy (guitarra), Lulu Martin (teclados) e Alfredo Dias Gomes (bateria). Com os Heróis, lançou três discos. O primeiro chegou ao status de Disco de Ouro e teve como principal hit a canção "Só Pro Meu Prazer".
Em carreira solo, lançou em 1993 a canção "Garotos II (O Outro Lado)". É uma espécie de resposta a "Garotos", composição sua em parceria com Paula Toller, lançada no álbum "Educação Sentimental", do Kid Abelha. "Garotos II" se manteve seis meses nas paradas de sucesso em todo o país. Leoni ainda firmou parcerias com nomes como Ney Matogrosso, Roberto Frejat, Cazuza e Ivan Lins.
Ao longo das últimas décadas, seguiu se reinventando, lançando singles inéditos e realizando turnês. Entre as mais recentes empreitadas, estão a turnê "Leoni e Leonardo", ao lado de seu contemporâneo Leo Jaime; e o show "Hoje é dia de festa", que celebra seus 40 anos de carreira.