Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm > música
Whatsapp Whatsapp
Premiação

Grammy Latino 2023 terá novas categorias; saiba mais

Atualizações foram anunciadas nesta terça pela Academia Latina da Gravação

Da Redação • 21/03/2023 às 17:50 • Atualizada em 03/08/2023 às 18:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Grammy Latino 2023 terá novas categorias; saiba mais
Foto: Reprodução

A Academia Latina da Gravação, responsável pelo Grammy Latino, anunciou nesta terça-feira (21) a criação de novas categorias, incluindo uma dedicada à ‘Melhor Interpretação de Música Urbana em Português’, bem como uma nova área e alterações no Processo de Premiação.

As atualizações entram imediatamente em vigor para a 24ª Entrega Anual do Latin GRAMMY®, que acontece em novembro. O processo de inscrição online para a premiação deste ano será aberto na quinta-feira (23), e os detalhes foram divulgados no site da Academia.

Leia mais:

Confira a nova área e novas categorias adicionadas ao Latin GRAMMY

Nova área

Melhor Compositor do Ano

Como parte da recém-criada ‘Área Compositor’, a nova categoria reconhece a excelência escrita, a profissão e a arte de compor canções.

Os compositores devem ter um mínimo de seis canções recém-compostas, nas quais são creditados como compositores ou co-autores, e não intérpretes, produtores ou engenheiros.

Novas categorias

Melhor Canção de Cantor/Compositor

Para serem elegíveis para esta nova categoria dentro do ‘Área Cantor/Compositor’, os singles ou faixas devem conter pelo menos 51% da letra em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo, e devem ser de um ‘Álbum de Cantor/Compositor’ que concorra na ‘Categoria Álbum de Cantor/Compositor’ naquele ano.

Melhor Interpretação de Música Urbana em Língua Portuguesa

Esta nova categoria dentro da ‘Área de Língua Portuguesa’ reconhece a enorme quantidade de música urbana que está sendo criada no Brasil e em Portugal. Os singles ou faixas podem incluir uma mistura de estilos urbanos com outros gêneros, desde que o caráter urbano predomine.

Alterações adicionais de categoria

Álbum do Ano

Os álbuns dentro da ‘Área Geral’ devem conter pelo menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado. Prêmios ao Artista, Produtor(es), Engenheiro(s), Mixador(es), Engenheiro(s) de Masterização e Compositor(es) de 33% de tempo de reprodução do álbum se outro que não o ‘Artista’ ganhar o prêmio.

Categorias de Canção

A partir de 2023, é necessário incluir a data de composição ao submeter a inscrição para todas as categorias de ‘Canções’.

Nova categoria para Melhor Álbum de Engenharia de Produção

O prêmio vai para Engenheiro(s) de Gravação e Engenheiro(s) de Mixagem creditados em pelo menos 33% do álbum e Engenheiro(s) de Masterização creditados com pelo menos 51% do álbum dentro do ‘Campo Produção’.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música