Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm > música
Whatsapp Whatsapp
MPB

Nando Reis celebra 61 anos de vida; relembre início da trajetória

Artista gravou o primeiro disco da carreira com os Titãs, em 1984

Victoria Dowling • 12/01/2024 às 12:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Nando Reis celebra, nesta sexta-feira (12), mais uma volta ao sol e completa 61 anos.


				
					Nando Reis celebra 61 anos de vida; relembre início da trajetória
Foto: Reproduçaõ/Redes Sociais

José Fernando Gomes dos Reis, consagrado na Música Popular Brasileira como Nando Reis, veio ao mundo em 12 de janeiro de 1963, em São Paulo. O artista recebeu forte influência dos pais, que adoram música, e com isso, começou a estudar violão e compor aos 12 anos.

Leia mais:

A primeira vez que Nando subiu em um palco para defender uma composição autoral foi em 1978, em um Festival, quando apresentou "Pomar", com outros quatro amigos - que juntos eram Os Camarões. Mas, apesar do nascimento do grupo e da importância dele para Nando, a banda o que fez brilhar ainda mais foi Titãs.

Em 82, os Titãs, composto inicialmente por Branco Mello, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Paulo Miklos - além de Nando -, realizou a primeira apresentação com repertório próprio em São Paulo. O primeiro disco do grupo foi gravado somente em 84 e marcou a estreia do aniversariante desta sexta (12) enquanto cantor.

Ele deu a voz para "Marvin" com Sérgio Britto e "Querem meu Sangue".

Os anos seguintes foram prósperos para o grupo, com as gravaçãos de LPs, premiações, primeira apresentação internacional e muito mais. Em meio aos avanços, uma composição de Nando Reis é gravada fora dos Titãs e a responsável por isso foi Marisa Monte, em 91:

Em paralelo com a banda, em 1995, Nando Reis homenageou a data em que nasceu com o primeiro disco solo da carreira, intitulado "12 de janeiro":

Apesar do sucesso dos Titãs, Nando traçou um caminho diferente a partir de 2002, quando saiu da banda. Daí em diante, Nando Reis se consagrou ainda mais na MPB, com turnês nacionais e internacionais, e inúmeras faixas que são trilha sonora da vida de muitos.

Conheça mais da trajetória de Nando Reis com podcast "Lugar de Sonho"

Admiradores desejam felicidades ao artista

Nando Reis publicou uma foto no Instagram celebrando os 61 anos de vida. Apenas três horas após a publicação, os comentários estavam transbordando amor e boas energias graças aos seguidores. Confira postagem:

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música