Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm > música
Whatsapp Whatsapp
Clássico do rock

'Please Please Me': os 60 anos do primeiro álbum dos Beatles

Trabalho de estreia do grupo abriu caminho para uma verdadeira revolução na cultura pop

Julli Rodrigues • 22/03/2023 às 19:08 • Atualizada em 03/08/2023 às 18:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Please Please Me': os 60 anos do primeiro álbum dos Beatles
Foto: Reprodução

Há exatos 60 anos, o mundo assistia ao lançamento de um álbum que deu início a uma verdadeira revolução musical. Produzido por George Martin para a gravadora EMI, "Please Please Me" foi o primeiro long-play dos Beatles, quarteto britânico formado pelos jovens John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. O álbum foi lançado em 22 de março de 1963, após o sucesso dos singles autorais "Please Please Me" e "Love Me Do". Entre as 14 faixas, estavam as primeiras canções da parceria Lennon-McCartney, mas também havia alguns covers que o grupo já estava acostumado a tocar em shows, como "Twist And Shout" e "Anna (Go To Him)".


				
					'Please Please Me': os 60 anos do primeiro álbum dos Beatles
Foto: Reprodução

"Please Please Me" chegou ao topo das paradas do Reino Unido dois meses após o lançamento e permaneceu nessa posição por 30 semanas, sendo sucedido apenas pelo segundo trabalho do grupo, "With The Beatles", lançado ainda em 1963. Até então, nenhum álbum de música pop tinha conseguido esse feito. Os garotos de Liverpool haviam conquistado a adoração dos jovens do Reino Unido a tal ponto que a imprensa local passou a denominar o fenômeno como "Beatlemania". Não tardaria, porém, até que a mania rompesse as fronteiras britânicas e se tornasse global.

Leia mais:

E no Brasil?

Já em 1963, as paradas da extinta Revista do Rádio registravam a presença das canções dos Beatles nas paradas da Inglaterra. Na edição nº 759, a coluna "O Mundo é dos Brotos", assinada por Carlos Imperial, noticia que o conjunto igualou o recorde de Elvis Presley ao ocupar as duas primeiras opções nas paradas de sucesso, com as músicas "I Want To Hold Your Hand" e "She Loves You".

Quatro edições depois, Imperial denominou como "espantoso" o sucesso dos "cabeludos" na terra do Tio Sam. "Ninguém conseguiu o que eles obtêm sem fazer força. Atualmente ocupam os quatro primeiros lugares das Paradas de Sucessos, entre os avulsos, e os dois primeiros entre os álbuns", escreveu. Na edição nº 767, Imperial ainda deu espaço para desmentir um boato sobre a possível vinda do grupo para o Brasil. "Com o cartaz que atualmente gozam os rapazes dos Beatles, não acreditamos existir firma comercial ou empresário brasileiro capaz de realizar tal proeza", pontuou.


				
					'Please Please Me': os 60 anos do primeiro álbum dos Beatles
Foto: Reprodução

No mesmo ano, a gravadora EMI-Odeon lançou o primeiro compacto do grupo no Brasil, com as faixas "Please Please Me" - cujo título foi erroneamente traduzido como "Por Favor", quando o correto seria "Por Favor, Me Agrade", em tradução livre - e "From Me To You". O álbum "Please Please Me" não chegou a ser lançado no Brasil, mas faixas desse trabalho e do "With The Beatles" estão presentes nas coletâneas "Beatlemania" e "The Beatles Again", de 1964. O primeiro álbum dos Beatles lançado em edição nacional fiel à original britânica foi "Os Reis do Iê Iê Iê", ou "A Hard Day's Night", de 1964.

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música