Em homenagem à cantora Elis Regina (1945-1982), que completaria 78 anos nesta sexta-feira (17), a gravadora Som Livre vai disponibilizar o álbum "Trem Azul" nas plataformas digitais. O disco duplo, lançado em 1982, traz o registro integral de uma das últimas apresentações da Pimentinha, que viajava pelo Brasil com o show homônimo.
O álbum ao vivo surgiu a partir de um registro feito em outubro de 1981 em apresentação no Palácio de Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo (SP). O técnico de som Rogério Costa, irmão de Elis, costumava gravar alguns shows para audição caseira, em fitas cassete de baixa qualidade. Após a morte da artista, a Som Livre, com quem Elis tinha assinado contrato meses antes, realizou um tratamento no áudio captado em mono para poder lançar o show em disco.
Leia também:
Com roteiro baseado no repertório do último álbum de estúdio da cantora - "Elis", lançado em 1980 -, o show "Trem Azul" trouxe músicas até então inéditas na voz da artista, a exemplo de "Menino do Rio" (Caetano Veloso) e "Começar de Novo" (Ivan Lins e Vitor Martins), cantadas em meio a um medley que fazia alusão aos sucessos da TV da época. O espetáculo também marca um momento de transição na carreira da Pimentinha, sendo o primeiro trabalho em quase dez anos sem a direção musical do maestro e arranjador Cesar Camargo Mariano.