O dia 13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock e, apesar de carregar um nome internacional, a data é celebrada apenas no Brasil. Isso aconteceu com a ajuda de duas rádios nacionais de rock dos anos 90.
Tudo começou durante a apresentação de Phil Collins em um festival beneficente nos Estados Unidos no dia 13 de julho de 1985. O megaevento se tratava do Live Aid, que ficou marcado na história por reunir artistas de referência do rock an'roll em prol de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia.
Leia também:
Durante o festival que contou com Paul McCartney, David Bowie, U2, Mick Jagger, Led Zeppelin e diversos outros ícones do gênero, Phil Collins propôs que ali fosse instaurada a data oficial do Rock e os brasileiros entraram nesta onda.
Influência da rádio no Dia Mundial do Rock
Os locutores das rádios 89 FM e 97 FM de São Paulo, adoraram a ideia de Phil Collins e passaram a falar na programação que a data escolhida pelo cantor seria o Dia Mundial do Rock. Os ouvintes aderiram a celebração e, logo, os demais brasileiros também.
Destaque do Queens no Live Aid
Os shows aconteceram em palcos na Inglaterra e nos Estados Unidos simultaneamente e os shows foram transmitidos pelo canal da BBC na época.
Diversos momentos foram destacados neste dia, inclusive a apresentação da banda Queen na música "Bohemian Rhapsody", que se tornou nome do filme biográfico de Freddie Mercury.