Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
Novo show

'Sereia Sampleada' constrói atmosfera para envolver público, diz Gabão

Em entrevista ao Mundo GFM, artista baiana enumera inspirações e fala sobre processo criativo

Julli Rodrigues • 14/04/2023 às 12:21 • Atualizada em 03/08/2023 às 18:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Sereia Sampleada' constrói atmosfera para envolver público, diz Gabão
Foto: Divulgação / Georgenes Isaac

A interação de diferentes linguagens e influências, na forma de uma colagem, dá o tom de "Sereia Sampleada Y A Ópera do Mergulho", primeira performance autoral da cantora, compositora e multiartista soteropolitana Gabriela Piñeiro, de 41 anos, conhecida como Gabão. O show, que transita entre o pop, o eletrônico e o experimental, pode ser visto nesta sexta (14) e no sábado (15), a partir das 20h, no Cereja Teatro, no Pelourinho.

Em entrevista ao Mundo GFM, Gabão destacou que a música é a "motivação primeira" da performance, mas naturalmente outras linguagens se apresentam, devido às experiências que teve. A artista também atua como DJ e realiza trabalhos de colagem em discos de vinil. "Eu queria mostrar ao público um conjunto de composições que venho escrevendo ao longo dos anos e que vem tomando uma forma minimalista, eletrônica, com instrumentação e harmonia. Nos últimos anos fiquei mais autônoma em relação à produção, estudei sonoplastia, produção musical, comecei a me aprofundar na discotecagem, a atuar como DJ, a investigar a cultura do remix, a colagem. Se a gente for pensar, a colagem é o sample da imagem, é uma amostra de uma obra original. O sample de música é a mesma coisa. Essas relações estão presentes também neste trabalho", explica, acrescentando: "Fico encantada em fazer um show que não seja somente o show, que seja uma fábula, que traga uma atmosfera".

Leia mais:

As colagens de "Sereia Sampleada y a Ópera do Mergulho" unem a obra de mulheres como Jocy de Oliveira, Maria Callas e Amy Winehouse ao pensamento de teóricos, filósofos e artistas de todos os gêneros, com temáticas como cibercultura, mitos de deusas e a fusão "mulher e máquina". Na cena baiana, Gabão cita como inspirações as multiartistas Rebeca Matta e Andrea May. "Elas também são artistas visuais que transitam entre imagem e som e vivem nesse universo da música eletrônica", explica.


				
					'Sereia Sampleada' constrói atmosfera para envolver público, diz Gabão
Foto: Divulgação / Georgenes Isaac

Gabão ressalta que a missão de realizar um show que crie "um universo para envolver o público", em suas palavras, tem a colaboração do Coletivo das Liliths, grupo voltado para a produção e difusão de trabalhos artísticos feitos por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+. Segundo a artista, a união com o coletivo se deu por uma afinidade de interesses estéticos, políticos e "arquetípicos": "O coletivo trabalha com o arquétipo de Lilith, que na mitologia judaica é a primeira mulher de Adão. Eu já vinha trabalhando com a mitologia das deusas, e tinha feito uma performance sobre Baubo, deusa pagã da obscenidade. Assim, começamos a trabalhar juntos, eu comecei com eles como sonoplasta, depois fiz o espetáculo Caju, em homenagem a Cazuza, com Gustavo Caldana, que é ator e cantor do coletivo. Eles me dão suporte principalmente na parte visual, de cenografia e figurino, já que a parte do som já estava bem adiantada".

Além do novo show, a artista prepara outros projetos e lançamentos para este ano. A faixa instrumental "Gemido", com as sonoridades trabalhadas por ela no espetáculo, foi selecionada para uma coletânea de música experimental do selo Música Insólita (RJ), exclusivamente para mulheres cis, trans e pessoas não binárias. "Ela deve sair entre o fim de abril e o início de maio, e tem, inclusive, paisagem sonora, coisas que eu gravei em casa", revela. O lançamento será o segundo registro da cantora nas plataformas digitais, já que em 2021, a faixa autoral "Beira" saiu na coletânea "Mapa Astral, vol. 4", do selo Tal & Tal Records, de Porto Alegre.

Gabão também não descarta a possibilidade de levar o novo projeto para outros formatos. "Nos últimos tempos, tenho construído a Ópera do Mergulho como uma possibilidade de álbum e de livro. É uma obra multimídia porque pode virar várias coisas, ela tem essa substância. Quando puder, eu quero que ela vire outras coisas também, mas o álbum vai acontecer. A previsão é para este ano", diz.

Serviço

  • O quê: Sereia Sampleada y a Ópera do Mergulho
  • Quando: 14 e 15 de abril (sexta e sábado), 20h
  • Onde: Cereja Teatro - Largo do Cruzeiro de São Francisco, n 21, 1° Andar - Pelourinho, Salvador (BA)
  • Quanto: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)
  • Informações: (71) 99125-9125

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM