A cantora Monique Nascimento lançou o primeiro álbum, "Tempo". O projeto aborda os encontros diaspóricos e promove um diálogo com culturas que influenciaram Monique enquanto artista. A cantora publicou o álbum em todas as plataformas digitais mas, contou ao Mundo GFM sobre como é desafiador ser um artista independente no meio da música.
"Precisamos aceitar que a realidade do mercado não contempla as necessidades de artistas independentes, já que nem todo mundo pode contar com uma equipe e uma rede de apoio que acredite em nosso sonho", disse Monique.
Leia mais:
Monique nos contou ainda sobre as exigências que observa neste mercado. "Essa ansiedade de gerar conteúdo rápido o tempo inteiro nos torna ansiosas, vejo alguns artistas criando personas que respondam bem ao formato mercadológico que é voraz, etarista, misógino, racista, digo isto no sentido de construir redes sem trair os sonhos, os princípios, a criatividade".
Ela é enfática ao afirmar que "estamos num momento onde criar hits e alavancar números é o que tem posto a comida na mesa, e nem todo artista quer isso", lamentou a artista.
Monique Nascimento contou ao Mundo GFM como é o processo de composição e quem a inspira
Além da MPB, "Tempo" traz influências cubanas, fruto das vivências de Monique em Cuba, onde encontrou semelhanças com a musicalidade baiana. Essa mistura enriquece o álbum e reflete um diálogo cultural nas músicas.
Ela lembra que as vivências em Cuba, apresentou a ela artistas que também inspiraram sua arte. "Antes de gravar meu disco descobri um artista cubano chamado Inti Santana, o conheci num concerto na Fábrica de Arte Cubano e amei o som dele", contou.
"Amo Rosa Passos também, uma artista completa que é uma grande referência para nossa música brasileira e que nem todo mundo conhece".
Com nove faixas, maioria é de composição dela. "Penso que inspiração vem por algo que se vive ou se escuta. Penso meu processo de composição muito espiritual também. Posso compor a partir de um batuque no corpo, de uma melodia que cantarolei em algum momento do dia e, a partir disso, vou escrevendo ou buscando algo que já estava escrito e que flui ao longo da criação", disse a artista.
Monique descreve o álbum como a realização de um sonho, construído ao longo de muitos anos e diversas experiências pelo mundo. Ela celebra o nascimento do projeto com uma equipe competente que a apoiou.
Músicos e artistas que compõem a banda de Monique Nascimento
O álbum conta com guitarras de Felipe Guedes, Ximbinha Mamede e Tarcísio Santos, e baixo de Felipe Guedes, Aniel Someillan e Ldson Galter. A produção e direção musical são de Sebastian. "Tempo" foi apresentado em um show no Teatro SESI, com direção artística de Anne Rodrigues e musical de Jordi Amorim.
Monique Nascimento lançou ainda em 2024 dois singles de seu álbum, com ótimo resultado nas plataformas de música. A artista já tem mais de 20 mil streamings com suas músicas. Entre seus maiores sucessos estão 'Pele Fresca', 'Correnteza' e ‘Navegar’.