Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
MPB

Zeca Baleiro lança álbum de inéditas 'Mambo Só'

Novo trabalho traz participação de Edson Cordeiro, além de colaborações de artistas refugiados

Da Redação • 31/07/2023 às 17:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Zeca Baleiro lança álbum de inéditas 'Mambo Só'
Silvia Zamboni

O cantor Zeca Baleiro lançou na última sexta-feira (28) o álbum “Mambo Só”, reunindo dez canções e algumas vinhetas. “Era pra ser um EP com seis músicas no máximo, mas fui experimentando coisas com vários produtores parceiros e, quando vi, tinha material pra um álbum. Mas é um disco curto, de pouco mais de meia hora. Não foi intencional, mas as ‘narrativas musicais’ ficaram curtas, bem ao gosto do nosso tempo”, diz Baleiro, explicando o projeto.

O álbum traz a participação de Edson Cordeiro na faixa-título. O cantor, atualmente radicado na Alemanha, empresta seus agudos ao mambo-quase-bolero que versa sobre a solidão. A cantora Daíra é a convidada em “De Longe Toda Serra é Azul”, feita especialmente para o documentário homônimo do cineasta Neto Borges, inspirado livremente na vida e obra do indigenista mineiro Fernando Schiavini, a ser lançado em breve.

Leia mais:

Colaboradoras assíduas dos projetos mais recentes de Zeca, as cantoras/vocalistas Ana Duartti e Tatiana Parra protagonizam “Funk da Nova Era”, bem-humorada crítica ao mundo das redes sociais. Três artistas refugiados no Brasil também colaboram no álbum. A integração é fruto da parceria iniciada ano passado entre Baleiro e a ONG Adus, que acolhe solicitantes de refúgio e busca a valorização e inserção social, econômica e cultural desses imigrantes. A síria/palestina Oula, a iraniana Mahmooni e o congolês Leon Matumona emprestam suas belas vozes à canção-manifesto “Povero”, parceria de Baleiro com o pernambucano Raul Misturada.

É pernambucano também o parceiro mais recente de Zeca, Juliano Holanda, com quem divide duas canções no álbum, “Coração do Sol” e “Depois da Primavera”. A dupla de roqueiros violeiros Moda de Rock (Ricardo Vignini e Zé Helder) encerra a lista de convidados do disco – e o próprio disco – com uma antielegia à tecnologia, batizada de “Steve Jobs”.

“Mambo Só” é o sucessor de “Canções D’Além-Mar”, disco de intérprete dedicado aos cantautores portugueses e premiado com o GRAMMY Latino 2021 na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. O tributo ganhou uma edição Deluxe em 2022, dois meses antes do lançamento do álbum “Naus”, de parcerias com Vinícius Cantuária. No prazo de pouco mais de um ano, Baleiro lançou alguns projetos especiais e uma dezena de colaborações com diferentes artistas.

Ouça “Mambo Só”, novo álbum do cantor Zeca Baleiro:

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM