Bahia

Novembro Azul: Bahia terá semana de mutirão de exames e cirurgias

Ação será realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia – Seção Bahia (SBU-BA)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A Sociedade Brasileira de Urologia – Seção Bahia (SBU-BA) vai promover diversas ações em um mutirão durante o Novembro Azul, mês da campanha de prevenção ao câncer de próstata. O Mutirão da Próstata acontece entre os dias 3 e 7 de novembro, no ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo (AMEB) na sede da Fundação Lar Harmonia, em Piatã.

O Mutirão da próstata disponibilizará 100 vagas para homens a partir dos 45 anos já pré-agendados pela Fundação Lar Harmonia. No dia 3 de novembro serão realizados exames gratuitos de sangue para dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), pelo Laboratório LPC, das 7 às 11 horas. No dia 7 de novembro, os pacientes que participaram da primeira etapa receberão o resultado do exame e realizarão uma consulta com um urologista. Os casos suspeitos serão encaminhados ao Cican para biópsia e, caso haja indicação de cirurgia, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), mais conhecido como Hospital das Clínicas. 

Através de uma parceria entre a SBU-BA e a prefeitura de Salvador, dois cartões postais da capital receberão iluminação especial em cor azul, em comemoração ao Novembro Azul. Um ato comemorativo marcará a abertura da campanha durante a inauguração da iluminação do Farol da Barra, no dia 3 de novembro, às 19h, com as presenças de membros da diretoria da SBU-BA e representantes da prefeitura de Salvador.