Bahia

Rui Costa visita a Ucrânia para produzir insulina na Bahia

Ministério da Saúde já aprovou o projeto de produção de insulinas em agosto

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O governador Rui Costa desembarca na cidade de Kiev, capital da Ucrânia, na segunda-feira (28). A motivação da visita é a assinatura de um  termo de compromisso com a empresa Indar para que a Bahiafarma forneça insulina no Brasil e construa uma fábrica para produzir o medicamento na Bahia. 

Foto: Reprodução/Mateus Pereira/GOVBA

Com a assinatura desta terça, a Bahiafarma será o único laboratório farmacêutico produtor de insulina no Nordeste e um dos poucos no mundo. O Ministério da Saúde já aprovou o projeto de produção de insulinas do laboratório público baiano por meio da Portaria 1.993, publicada no Diário Oficial da União neste mês de agosto, com efeito imediato. Com a publicação, a Bahiafarma passa a estar apta a fornecer o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e vai ser responsável pelo fornecimento de 50% da demanda de insulinas do Ministério.  

Novas negociações

Após o compromisso na Ucrânia, Rui retorna à China para dar continuidade às negociações que devem alavancar as obras do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Entre os compromissos já programados está a assinatura do memorando de entendimento com os representantes das empresas chinesas interessadas na construção da ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica.