Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Municípios de Vera Cruz e Itaparica

ONG oferece curso ambiental gratuito para educadores

Interessados podem ser das redes pública e privada e tem entre 10 e 24 de abril para se inscrever

Redação iBahia • 05/04/2023 às 21:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					ONG oferece curso ambiental gratuito para educadores
Foto: Divulgação

A ONG socioambientalista Pró-Mar está oferecendo um curso gratuito para professores e coordenadores da educação infantil que atuam em escolas das cidades de Vera Cruz e Itaparica. Os interessados podem ser das redes pública e privada e tem entre 10 e 24 de abril para se inscrever.

São 50 vagas disponíveis para um curso com 80h/aulas, que acontecerão no sistema Educação da Distância (EAD) nos próximos oito meses. As inscrições devem ser realizadas através do site da iniciativa.

Leia mais:

O curso será lançado no dia 29 de abril e será conduzido por uma série de especialistas. Durante o período de formação, os temas trabalhados passarão por meio ambiente e sustentabilidade, resíduos sólidos, ecossistemas marinhos, aquecimento global, assim como abordagens educacionais para abordar pautas ambientais didaticamente.

Um evento de abertura, que acontecerá Complexo Cultural de Vera Cruz, na Ilhota, marcará o início do curso. A aula presencial será conduzida pelo médico, professor e escritor Eugênio Mussak que possui um extenso trabalho sobre a trajetória entre a profissional ao ensino. Nos últimos 20 anos, Eugênio se dedicou a temas corporativos, como comportamento, liderança, cultura, mudanças e transformações.

Confira abaixo uma lista com os instrutores e módulos do curso:

MÓDULOS 1 E 3: ENTENDENDO O CONTEXTO E MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Instrutora: Adriana Muniz (Pró-Mar)

Socióloga, com especialização em Espaços Educadores Sustentáveis e experiência na gestão de programas na área socioambiental e realização de diagnósticos socioeconômicos. Facilitadora em oficinas de capacitação em elaboração de projetos, presta consultoria em gestão de projetos, fortalecimento institucional, Meio Ambiente com ênfase em Educação Ambiental e desenvolvimento comunitário em comunidades pesqueiras e populações tradicionais. Atualmente coordena o eixo de educação Ambiental do Projeto Mares da Pró- Mar

MÓDULO 2: CULTURA OCEÂNICA

Instrutor: Alexandre Turras (IOUSP)

É professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, sediada no Instituto Oceanográfico e no Instituto de Estudos Avançados da USP.

É biólogo com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Tem experiência nas áreas de Ecologia Marinha, Oceanografia Biológica e Gerenciamento Costeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo e conservação marinha; Impacto ambiental marinho.

MÓDULO 4: ECOSSISTEMAS MARINHOS E COSTEIROS E SUAS CONEXÕES

Instrutora: Deusdélia Andrade (Pró-Mar)

Formada no curso técnico de meio ambiente na escola politécnica de Salvador, possui vasta experiência na área de conservação, educação ambiental, monitoramento de recifes de coral, resgate de fauna, restauração de recife de coral, identificação de corais, produção de audiovisual, gestão de redes e monitoramento de resíduos sólidos.

Atua como educadora ambiental no Projeto Mares.

MÓDULO 5: RESÍDUOS SÓLIDOS

Instrutora: Suzana Más (UFBA)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília-SP, Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é pós-doutoranda pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e faz parte do Grupo de Pesquisa Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono da UFBA, onde desenvolve pesquisas com foco na relação entre a geração de resíduos e as mudanças climáticas e também com resiliência urbana na cidade de Salvador.

É coordenadora adjunta da Câmara de Resíduos do Painel Salvador Mudança do Clima e realiza trabalho voluntário como ambientalista no CODEM (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília) e na ONG ORIGEM em Marília-SP.

MÓDULO 6 : INTRODUÇÃO A TEMÁTICA “LIXO NO OCEANO”

Instrutor: José Rodrigues (IFBAIANO)

Geógrafo, Mestre em Geografia, Doutor em Geologia Marinha e Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBAIANO. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/IFBAIANO. Professor do Programa de Pós-Graduação em Território, Ambiente e Sociedade, Universidade Católica de Salvador - UCSAL. Professor da Pós-Graduação em Gestão de Ambientes Costeiros, Universidade Federal da Bahia - UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa GEOMAR BAHIA - Geografia Marinha da Bahia (CNPq/IFBAIANO). Tem experiência nas áreas de Gerenciamento Costeiro e Educação Ambiental, com ênfase em unidades de conservação, combate aos resíduos sólidos e turismo em ambiente marinho. Integra a Coordenação da Rede de Coleções Didáticas e Científicas do Lixo Marinho (Re-COLIXO). Coordena o Nodo Paranoá da Red Iberoamericana de Gestión y Certificación de Playas - RED PROPLAYAS. Coordenador Adjunto da Câmara Técnica de Gerenciamento Costeiro do Painel Salvador de Mudança do Clima, Prefeitura Municipal de Salvador (SECIS/PMS).

MÓDULO 7: AQUECIMENTO GLOBAL. E EU COM ISSO?

Instrutora: Andrea Ventura (UFBA)

Professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui pós-doutorado em Administração pela UFBA, com doutorado-sanduiche em Engenharia Industrial realizado na UPM - Universidad Politécnica de Madrid (2012/2013), tendo como enfoque Tecnologias Sociais no Semiárido Baiano. Fez Mestrado em Administração (2008), também pela UFBA, e em Estudios Contemporáneos de América Latina (2009), pela UCM - Universidad Complutense de Madrid, sendo ambas as dissertações com estudo focado em conflitos socioambientais. Atualmente, é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono, com pesquisas focadas em inovações e propostas de solução em busca do desenvolvimento sustentável. É pesquisadora colaboradora da Cátedra Unesco em Sustentabilidade.

MÓDULO 8: ATIVIDADES MÃO NA MASSA

Micaela Bálsamo Secretaria de Educação de Vera Cruz/Pró-Mar

Doutoranda e Mestre em Educação (UFBA - 2015), especialista em Educação Inclusiva (UNIME - 2007) e Letras LIBRAS (UNEB- 2019), Gestão Pública (UNEB - 2013) e Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFBA, 2017), graduada em Pedagogia (UNEB,2004). Possui experiência como docente e coordenadora pedagógica na Educação Básica; formação de professores; orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós graduação (latu senso); e Gestão da Educação no campo das políticas públicas cujas intervenções favoreçam o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes na Educação Pública. Atualmente, atua na coordenação pedagógica da Educação Básica e participa de grupo de pesquisa de Gestão e Políticas da Educação e Educação Infantil, ambos da UFBA. Áreas de interesse: Gestão e Políticas Públicas de Educação, Educação Integral, Currículo do Ensino Médio e Educação Infantil, Coordenação Pedagógica.

Responsável pela supervisão pedagógica da Eco formação e da atividade “mão na massa”.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia