Brasil

Após vídeo de assalto a cadeirante, suspeitos fogem no interior

Delegado que cuida do caso disse que um deles já tinha passagem pela polícia

Juliana Arreguy, da Agência O Globo

Os suspeitos de assaltarem o cadeirante Xigueo Nakagawa em São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo, fugiram da cidade após um vídeo do roubo ser divulgado em redes sociais. O delegado Eduardo de Souza Fernandes, responsável pelo caso, afirmou na tarde desta terça-feira que os investigadores conseguiram identificar os bandidos após terem rastreado a moto utilizada no crime. Um deles já tinha passagem pela polícia.

— Eles fugiram da cidade. Desde ontem o vídeo (do assalto) está circulando no whatssap e passando na televisão. A identidade dos dois já foi confirmada esta manhã e estamos finalizando o pedido de prisão deles — relatou Fernandes ao GLOBO.

As imagens flagradas pelas câmeras de segurança de um comércio local, no centro do município, mostraram toda a ação dos bandidos, identificados por Fernandes como Vinícius Inocêncio da Silva e Fabiano de Lima Cravo. Dos dois, apenas Cravo já tinha passagem pela polícia.


A partir do vídeo, os policiais localizaram a moto utilizada no roubo, registrada em nome do irmão de um dos rapazes. Tanto a moto quanto os capacetes foram apreendidos. A divulgação das imagens em redes sociais também levantou suspeitas entre os moradores da cidade, que tem 32 mil habitantes. Alguns chegaram a contatar os investigadores para informar detalhes do paradeiro da dupla.

— Quando jogaram nas redes sociais que poderiam ser eles os assaltantes, também ficamos sabendo de quem era a moto. Checamos os registros e vimos que estava em nome do irmão de um dos dois — explicou Fernandes, que não quis expor o nome do dono do veículo por descartar sua participação no crime.

O ASSALTO

O idoso Xigueo Nakagawa havia acabado de deixar a farmácia e seguia de cadeira de rodas para sua casa quando foi assaltado. Na esquina de um bairro pacato na cidade do interior, o cadeirante foi abordado por dois homens numa moto. Sem tirar o capacete, um dos rapazes desceu da garupa armado, deu poucos passos e, diante do senhor de 65 anos, arrancou a bolsa que estava em seu colo.

Rapidamente, o assaltante voltou para a moto e fugiu dali junto com o comparsa. O crime ocorreu em julho, mas as imagens do incidente foram divulgadas nesta segunda-feira. Os bandidos levaram R$ 300 reais, além de documentos que estavam na bolsa. Nenhum dos ítens foi encontrado pela polícia.