Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Estudante apresenta TCC sobre a Gretchen: 'A rainha da internet'

"Que lindoooo. Morrendo de orgulho dos meus filhotchens. Parabéns!!!!", escreveu a cantora na rede social

Redação iBahia • 08/12/2017 às 14:03 • Atualizada em 28/08/2022 às 3:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um estudante de Comunicação Social da Associação Educacional Dom Bosco, em Resende, no Sul Fluminense, apresentará seu trabalho de conclusão de curso (TCC) com o tema "Gretchen, 'a rainha da internet'" na manhã deste sábado. A publicação de Roberto da Silva Santos, de 26 anos, com a capa do trabalho movimentou tanto as redes sociais que alcançou a própria Gretchen, que retuitou o post dele e ainda deus os parabéns em seu perfil do Instagram.

"Que lindoooo. Morrendo de orgulho dos meus filhotchens. Parabéns!!!!", escreveu a cantora na rede social

Foto: Reprodução


— Ela continua com a coroa, com o título de rainha, só trocou a faixa de bumbum para da internet — afirmou Roberto ao EXTRA nesta sexta-feira. — Minha orientadora disse que nunca se divertiu tanto com um TCC. Amanhã de manhã (sábado), espero ser aprovado. Estou um pouco nervoso, só falta isso para me formar — completou.

O estudante disse que decidiu falar sobre "a construção das divas midiáticas" e, especialmente, sobre a Gretchen, quando a cantora Nicki Minaj perguntou no Twitter, em março deste ano, quem era a mulher que tanto aparecia em GIFs que ela vinha observando na rede social havia meses.

Nervoso por apresentar para a banca da faculdade o trabalho neste sábado, às 8h, Roberto, que já trabalha na área de marketing da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Redende, frisou que enxerga nos memes da Gretchen uma reinvenção da carreira dela. A participação da artista brasileira no clipe da Katy Perry, lançado em julho deste ano, também foi um ponto crucial para isso, de acordo com o jovem.

— Eu nem imaginava o poder das redes sociais — disse ele sobre a capa do TCC ter viralizado na web. — Quando postei a foto da capa do meu TCC, marquei a Gretchen e aí ela retuitou e depois postou no Instagram — acrescentou, ainda muito contente pelo reconhecimento da diva.

Leia mais:

Foto: Reprodução


O estudante contou ainda que o tema repercutiu de tal maneira que ele vem sendo chamado na rua, por pessoas que não conhece, de "Robertinho conga la conga", em referência ao sucesso "Conga, Conga, Conga", lançado pela Gretchen em 1981.

— Teve gente que me reconheceu. Já buzinaram para mim na rua, pessoas que nunca vi, me chamando de "conga la conga". No trabalho e na faculdade também tem gente me chamando assim. Todos lá ficaram sabendo do tema do trabalho.

Para Roberto, não é à toa que a agenda da cantora está lotada. Ele frisou que isso ocorre muito devido ao sucesso que ela vem fazendo entre os jovens atualmente.

— Fiz uma pesquisa de campo, porque tem gente que compartilha os GIFs dela, mas não sabe quem ela é ou não conhece as músicas. Mas logo após o lançamento do clipe da Katy Perry, as empresas viram o potencial que tinha na Gretchen. No início, ela chegou a falar em entrevista que não gostava dos memes, mas isso foi mudando. Não é à toa que ela lançou agora uma coletânia de CD, aproveitando a oportunidade de mostrar ao jovem seu trabalho musical. E isso se refletiu na pesquisa. Com o tempo, as pessoas, principalmente os mais jovens, começaram a conhecer as músicas dela — explicou.



Três semanas antes da apresentação para a pré-banca, o jovem disse que mudou de ideia quanto ao tema que faria no trabalho. Primeiro pensou em fazer sobre o mercado fonográfico, depois passou para influenciadores televisivos e, antes da definição, pensou em abordar memes de modo geral.

— E minha orientadora apoiou, pensei na Inês Brasil, mas um rapaz lá em Fortaleza já tinha feito, aí nisso veio a ideia da Gretchen, e mergulhei a fundo nisso — disse.

Entre os conceitos discutidos no trabalho estão questões sobre o mito da beleza, comportamento dos jovens nas redes sociais, visto como "um campo em que celebridades se tornam memes", segundo Roberto, além do sucesso na web que elas conquistam por meio das piadas e dos GIFs.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil