Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Estudantes de medicina cumprem punição após foto polêmica

Em abril, grupo publicou imagem na qual apareciam de jalecos, com as calças abaixadas até o tornozelo, simulando uma genitália feminina com as mãos

Redação iBahia • 06/09/2017 às 14:23 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O caso envolvendo 12 de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV), que postaram uma foto polêmica em abril deste ano, finalmente terá um desfecho. Os alunos, que estão no último ano da graduação, foram punidos pela instituição a executarem “trabalhos de responsabilidade social”.

Na época, a fotografia repercutiu em todo o país. No episódio, os estudantes tiraram fotos para formatura e em uma delas apareceram de jalecos, com as calças abaixadas até o tornozelo, simulando uma genitália feminina com as mãos. Na legenda, em uma rede social, os autores da fotos utilizaram a hashtag #PintosNervosos.

Imagem publicada pelos estudantes de medicina, em abril (Foto: Reprodução/Instagram)

A UVV informou, por meio de nota, que os alunos envolvidos reconheceram que o comportamento foi inadequado e que formularam um pedido de desculpas voltado à comunidade acadêmica. A comissão de sindicância, já finalizada, propôs à reitoria que os alunos deveriam compensar o comportamento com ações construtivas para a sociedade.

Segundo a universidade, a reitoria determinou que eles deveriam se comprometer a executar trabalhos de responsabilidade social, “sob a supervisão da Coordenação do Curso de Medicina, em prol das causas da mulher e de gênero”. A instituição não detalhou como e onde seriam feitos esses trabalhos, mas afirmou que todos os alunos assinaram o acordo e se comprometeram a cumprir o que foi determinado.

“Esta foi uma forma positiva e educativa encontrada pela instituição a fim de garantir futuro exercício ético. Todos os alunos que assinaram o termo estão cumprindo com o acordo até o presente momento”, disse a UVV, concluindo a nota. Uma sindicância foi aberta logo depois que a veracidade da foto foi confirmada. O processo foi finalizado em dois meses, mas a UVV não divulgou o conteúdo completo da sindicância. A Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato dos Médicos reprovam a atitude dos estudantes.

Outro caso

Outra foto similar foi publicada por estudantes de Medicina de uma faculdade particular de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. O grupo ainda fez um novo post, com a legenda “Coração pode pq aqui só tem hipócrita” e com as hashtags #tamojuntouvv e #crmcaçanoiz.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil